[GTER] MPLS ou não, eis a questão

Leonardo Souza nomeiodabalada at yahoo.com.br
Thu Jun 17 15:12:58 -03 2010

Oi,

--- Em qui, 17/6/10, Rogerio Santos <rogerio.s.souza at gmail.com> escreveu:

> [...]
>    a operadora entrando em uma rede
> determinística. Essas portas SONET
>    (canalizado) fazem tanto o backbone
> quanto a capilaridade.
>
> Na figura em anexo temos mais detalhes: os routers A, B e C
> são o core da
> rede, sendo que o router C possui a maior densidade de
> circuitos e é onde
> está instalado o data center (maior interesse de
> tráfego). Os demais routers
> em azul completam o backbone. Os routers em vermelho (em
> torno de 2000) são
> as pontas com velocidades variando entre 256k a 2M usando

A lista não aceita anexos. Poderia postá-la em algum site?

> Pelo fato dos routers usarem placas SONET, todo o backbone
> foi construído em
> cima de PPP-Multilink (sem comentários...). Não há
> possibilidade de mudar
> essa situação!

PPP-Multilink?
Até onde eu sei não existe nenhuma obrigatoriedade de utilizar PPP-Multilink com SONET. A não ser que exista a necessidade de agregação de links, fragmentação e/ou intercalação de pacotes.
Caso não, pode-se utilizar simplesmente PPP ou HDLC.

> Na média os routers do core estão ligados por multilink
> de 20 Mbps. Sei dos
> problemas de multilink, do consumo de recursos dos
> equipamentos, mas a rede
> foi desenhada dessa forma e eu não tenho como alterar o
> seu desenho.

Fora o overhead desnecessário.

> *Serviços*:
> A rede será responsável também pelo tráfego de
> telefonia em todos os pontos,
> com aproximadamente 30.000 ramais. Há duas saídas
> Internet, nos routers B e
> C.
>

> *Dúvida*
> Estou pensando em implementar MPLS no backbone e criar VRFs
> independentes
> para telefonia e dados.

Essa é uma boa prática.

Será implementado QOS (diffserv),
> sendo que os
> telefones IP e os gateways de telefonia marcam os pacotes
> na origem e os
> routers terão apenas que classificar os pacotes.
>
> A minha dúvida: sei que o MPLSe o QOS não vão fazer o
> milagre da
> multiplicação de banda,* porém terei ganho real em
> implementar MPLS nesta
> rede?* Os meus colegas de trabalho dizem que não haverá
> ganho, só estaremos
> complicando o backbone etc.

Existem ganhos sim.
Compartilhamento da infra-estrutura entre voz e dados (otimização de recursos) e possibilidade de implementar convergência rápida para voz no backbone.