[GTER] MPLS ou não, eis a questão

Rogerio Santos rogerio.s.souza at gmail.com
Thu Jun 17 10:36:55 -03 2010

Caros,
Recebi como "herança" uma rede da seguinte forma:

   - Uma rede composta de 30 Pontos
   - 3 pontos são o Core da rede
   - todos os 30 pontos são Cisco 7200 com portas SONET ligadas via SDH com
   a operadora entrando em uma rede determinística. Essas portas SONET
   (canalizado) fazem tanto o backbone quanto a capilaridade.

Na figura em anexo temos mais detalhes: os routers A, B e C são o core da
rede, sendo que o router C possui a maior densidade de circuitos e é onde
está instalado o data center (maior interesse de tráfego). Os demais routers
em azul completam o backbone. Os routers em vermelho (em torno de 2000) são
as pontas com velocidades variando entre 256k a 2M usando portas seriais.
Pelo fato dos routers usarem placas SONET, todo o backbone foi construído em
cima de PPP-Multilink (sem comentários...). Não há possibilidade de mudar
essa situação!
Na média os routers do core estão ligados por multilink de 20 Mbps. Sei dos
problemas de multilink, do consumo de recursos dos equipamentos, mas a rede
foi desenhada dessa forma e eu não tenho como alterar o seu desenho.

*Serviços*:
A rede será responsável também pelo tráfego de telefonia em todos os pontos,
com aproximadamente 30.000 ramais. Há duas saídas Internet, nos routers B e
C.

*Dúvida*
Estou pensando em implementar MPLS no backbone e criar VRFs independentes
para telefonia e dados. Será implementado QOS (diffserv), sendo que os
telefones IP e os gateways de telefonia marcam os pacotes na origem e os
routers terão apenas que classificar os pacotes.

A minha dúvida: sei que o MPLSe o QOS não vão fazer o milagre da
multiplicação de banda,* porém terei ganho real em implementar MPLS nesta
rede?* Os meus colegas de trabalho dizem que não haverá ganho, só estaremos
complicando o backbone etc.

Sei da experiência da turma que faz parte dessa lista. Talvez alguns já
passaram por problemas parecidos. Assim, de antemão, agradeço a atenção e a
ajuda . Todo tipo de comentário será bem vindo (mentira! não me xinguem...)

Abraço a todos.

--
Rogerio Santos Souza

لماذا ولدت وسيم بدلا من الأغنياء؟