[GTER] Data para Bloqueio da porta 25

Rafael Henrique Faria rafaelhfaria at cenadigital.com.br
Thu Jan 7 12:05:17 -02 2010

Acho que assim, para o lado do servidor, os benefícios não serão
tantos, acredito que apenas 1:

Por exemplo, se eu conectar direto no seu servidor a partir de
qualquer máquina, eu consigo mandar uma mensagem para alguém do seu
domínio através desta conexão, sem autenticar, pois o seu MTA irá
apenas receber a mensagem como se eu fosse um MTA também.

Mas claro, é possível contornar este procedimento verificando se o IP
de origem da conexão é o MX do domínio em questão, e outras
verificações do tipo.

Mas não permitindo que usuários comuns enviem mensagem pela porta 25,
você pode fechar mais ainda o MTA, criando regras para certificar que
a conexão de origem é um MTA válido. Mas nada que não possa ser
realizado hoje.

O fator mais importante continua sendo do lado do provedor.

Por exemplo, podemos ter um 200.x.x.0/24, com todas as portas TCP 25
DEST bloqueadas. Então dá para garantir que nenhuma máquina desta
faixa conseguirá se passar por um MTA e enviar mensagens.

Agora se alguém de dentro desta rede, tentar enviar um e-mail através
do seu servidor que ainda utilizará a porta 25, essa pessoa não
conseguirá, mesmo que seja um e-mail valido.