[GTER] Data para Bloqueio da porta 25

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Thu Jan 7 12:27:45 -02 2010

On Thu, 7 Jan 2010, Rafael Henrique Faria wrote:

> Acho que assim, para o lado do servidor, os benefícios não serão
> tantos, acredito que apenas 1:
>
> Por exemplo, se eu conectar direto no seu servidor a partir de
> qualquer máquina, eu consigo mandar uma mensagem para alguém do seu
> domínio através desta conexão, sem autenticar, pois o seu MTA irá
> apenas receber a mensagem como se eu fosse um MTA também.

sim, é assim mesmo.

> Mas claro, é possível contornar este procedimento verificando se o IP
> de origem da conexão é o MX do domínio em questão, e outras
> verificações do tipo.

existe um jeito mais sofisticado de fazer isso que é o protocolo SPF, em
que o dono do domínio do remetente define uma lista de controle de acesso
de quem pode mandar email em nome do domínio.

> Mas não permitindo que usuários comuns enviem mensagem pela porta 25,
> você pode fechar mais ainda o MTA, criando regras para certificar que
> a conexão de origem é um MTA válido. Mas nada que não possa ser
> realizado hoje.

e como você distingue um MTA válido de um telnet na porta 25 do meu
notebook? as coisas não são tão pão-pão queijo-queijo assim.

> Por exemplo, podemos ter um 200.x.x.0/24, com todas as portas TCP 25
> DEST bloqueadas. Então dá para garantir que nenhuma máquina desta
> faixa conseguirá se passar por um MTA e enviar mensagens.

sim, porque MTAs conversam com outros MTAs justamente pela porta que está
bloqueada.

> Agora se alguém de dentro desta rede, tentar enviar um e-mail através
> do seu servidor que ainda utilizará a porta 25, essa pessoa não
> conseguirá, mesmo que seja um e-mail valido.

exatamente. mas como o servidor que ele usa é decente e segue as boas
regras do jogo, terá a porta 587 aberta para receber a submissão de
mensagens. então, tudo o que o usuário válido tem a fazer é configurar seu
cliente, trocar 25 por 587 e tacar lá suas credenciais. se o servidor for
indecente e não aceitar conexão pela 587 ainda resta a possibilidade de
usar um webmail, ou melhor ainda, trocar de provedor de serviço de
correio para um decente.

usando a metáfora meio porca do correio comum, a 587 corresponde ao ato de
depositar o envelope na caixa do correio. a 25 é usada entre os vários
postos da empresa de correio. Assim como você não coloca sua carta
diretamente nas máquinas de classificação, também não deve enviar email
para servidores de transporte.