[GTER] Data para Bloqueio da porta 25

Marco Filippetti marco.filippetti at gmail.com
Wed Jan 6 09:50:46 -02 2010

Olá pessoal, este é um assunto muito importante e crítico, ao meu ver.

Do ponto de vista das operadoras de serviços banda larga, o que penso é o
seguinte... realizar o bloqueio da porta TCP 25 na direção de saída ANTES
dos provedores de e-mail se adequarem à esta nova norma ocasionará um grande
aumento no volume de chamados gerado pelos usuários para as centrais destes
provedores.

No que se refere aos provedores de serviço de e-mail, sei que o UOL está
adiantado no processo de migração, mas temos centenas de outros provedores
que terão de seguir o mesmo caminho. O problema é que os operadores de banda
larga não têm acesso à estas informações (de quais os provedores já se
encontram em processo de adequação), para planejarem suas ações no sentido
de bloquear a porta TCP 25 OUT.

Resta, então, a pergunta já levantada pelo Adilson: Qual a data limite para
a aderência à norma pelos provedores de e-mail, e pelos provedores de
banda-larga? Considero que estes limites deveriam ser distintos (primeiro os
provedores de e-mail e depois, os de banda-larga).

Gostaria de ouvir as opiniões dos colegas sobre isso, se possível...

Um grande abraço para todos,

Marco A. Filippetti (EMBRATEL)