[GTER] Data para Bloqueio da porta 25

Danilo Rafael Elvedosa danilo.elvedosa at gmail.com
Tue Jan 5 21:17:36 -02 2010

Caro Filipe,

O proxy, que é um servidor que entre o cliente e o um outro servidor
qualquer, com isto, podemos dizer que o servidor proxy faz conexão com
outros clientes, a grande maioria dos proxys estão mal configurados, assim
permitindo o redirecimento de conexões de terceiros para qualquer ip e
porta, isto é chamado de proxy aberto, fora isto, os proxys abertos são
instalados por códigos maliciosos, como bots e cavalos de tróia.
Estes proxys abertos são muito utilizados por spammers, eles utilizam estes
proxies para efetuar conexões nos servidores SMTP dos destinatários de SPAM,
fora também conseguir o anonimato.

Fora isto, os ip's do Brasil estão sendo listados no CBL (Composite Bloking
List)
O CBL é uma lista de bloqueio de ip que comprovadamente evitam os SPAM que
exibem características de máquinas com proxies abertos sendo abusadas ou
infectadas por códigos maliciosos que enviam spam.

O Brasil tem sido, historicamente, o país com o maior número de endereços IP
listados na "CBL breakdown by country", respondendo por mais de 10% de todos
os IPs listados.

Existe uma RFC 4409 de 1998 que define:

* a aplicação de políticas diferentes para cada tipo de conexão, impedindo
relays não autorizados ou introdução de e-mails não solicitados;
    * a implementação de autenticação na submissão, incluindo aquela
realizada remotamente por usuários autorizados;
    * a possibilidade de implementar, futuramente, melhorias no serviço de
submissão.

Sem sombra de dúvida é decisão muito eficaz e respeitável, principalmente
fora do pais isto já é comum a muito tempo.

Abraços,

Danilo Rafael Elvedosa
danilo.elvedosa at gmail.com