[GTER] Data para Bloqueio da porta 25

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Wed Jan 6 10:58:11 -02 2010

> No que se refere aos provedores de serviço de e-mail, sei que o UOL está
> adiantado no processo de migração, mas temos centenas de outros provedores
> que terão de seguir o mesmo caminho. O problema é que os operadores de banda
> larga não têm acesso à estas informações (de quais os provedores já se
> encontram em processo de adequação), para planejarem suas ações no sentido
> de bloquear a porta TCP 25 OUT.

Os operadores de banda-larga também estiverem presentes durante as
discussões públicas dessa questão promovidas pelo CT-SPAM do CGI.br e
pela Anatel na antiga CBC-1, e puderam notar que os provedores de
serviço de e-mail já estavam em andamento acelerado de implantação do
serviço de submissão de e-mails e de alteração de suas configurações
default para uso de submissão. Note que apesar de muito benvinda, o
bloqueio da porta 25 pelos prestadores de serviço de e-mail é apenas
consequência do phase-out do envio via porta 25, é um sinal não de
início do processo mas de maturidade do processo iniciado em 2005,
pelo menos da parte deles.

> Resta, então, a pergunta já levantada pelo Adilson: Qual a data limite para
> a aderência à norma pelos provedores de e-mail, e pelos provedores de
> banda-larga? Considero que estes limites deveriam ser distintos (primeiro os
> provedores de e-mail e depois, os de banda-larga).

Não há limites individuais para pessoas e organizações poluírem o
meio-ambiente, e ainda sim há uma consciência de que isso não deve ser
feito... assim, a data limite é definida por o quanto a comunidade
vier a tolerar o envio de spam a partir de sua rede antes de tomar
alguma medida drástica como filtrar o AS da Embratel (por exemplo) ou
todos os blocos IP alocados ao Brasil.

Eu acredito que já deixamos passar tempo demais e que o dano ao país
está próximo da irreversibilidade. Já há redes no Brasil que estão
entre os maiores detentores de IP que provavelmente estarão bloqueadas
por muitos anos em diversos serviços de e-mail.

Rubens