[GTER] FYI: Problemas na Alog (DNS)

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Fri Feb 5 17:51:57 -02 2010

Antonio Carlos Pina wrote:
> Fiquei curioso para saber com qual analista você falou que deu essa
> informação e exatamente qual informação foi passada, posto que
> segundo a

Não vou lembrar o nome do atendente, nem pensei em anotar isso no
momento em que eles atenderam e se identificaram, e não consegui ficar
na ligação por tempo suficiente para pedir o nome dele no final (para
anotar).

Fiz duas ligações (que completaram, várias que não completaram). Na
primeira, expliquei que o DNS de vocês não resolvia ima.sp.gov.br, e a
ligação caiu enquanto o atendente pegava meu nome.  Na segunda, fui
curto e grosso: "seu sistema de 0800 e o 3958-ALOG estão com problemas,
avisem para alguém verificar isso" e "acabei de ligar para vocês sobre
um problema no DNS de vocês que não quer resolver um domínio meu, já
verifiquei e o problema não é aqui", ao qual o atendente perguntou meu
nome, e replicou com "estamos com alguns problemas no DNS, e temos uma
previsão de reparo de cerca de 20 minutos".  A ligação caiu logo depois.

O atendente deve até ter pensado que bati o telefone na cara dele :-(

Ou seja, é bem possível que ele fosse me explicar que era um problema só
com alguns domínios, ou que era reflexo de algum problema de roteamento,
etc... mas a ligação caiu no meio.

Prevendo uma possibilidade destas, deixei claro na email que não sabia a
extensão do problema, e que talvez só estivesse afetando alguns domínios
sp.gov.br, conforme trecho abaixo:

> A área de Engenharia de Redes, por outro lado, me informou que hoje
> cedo teve dificuldades em sermos acessados/acessar sites e redes do
> Governo via PTT-Metro e isso foi resolvido após um contato da área de
>  redes com o próprio Registro. A área de Engenharia de Redes,
> entretanto, não sabe o que foi feito, só que voltou a funcionar.

Isso com certeza explicaria o que aconteceu.  Nossos registros DNS estão
com TTL baixo.  Se a ALOG perdeu a rota para a PRODESP, a hierarquia
sp.gov.br inteira deve ter começado a desaparecer dos caches da ALOG à
medida que os TTL expiravam, e os nossos (ima.sp.gov.br,
campinas.sp.gov.br...) expiraram bem rápido.

> Neste momento, caso nossa conexão principal ao seu DNS seja por PTT,
>  é muito provável que tenhamos tido dificuldade em resolver seus IPs
>  e, embora isso não seja um problema de DNS, vai parecer que é. De
> fato há inúmeros logs de rejeição dos seus endereços IP em nossos
> logs de e-mail.

Como nossa conexão é completamente diferente das conexões da PRODESP, e
não estamos presentes no PTT-SP, não observamos nenhum problema de
conexão com a ALOG.

Muito interessante, este caso vai servir como justificativa para uma
leve reengenharia nos nossos DNS (vamos mover dois secundários para um
domínio diferente, fora da hierarquia sp.gov.br).  Mostra também porque
a boa prática de ter secundários hospedados com parceiros distantes em
termos topológicos é importante se você não for uma folha na árvore DNS.

> Por último, gostaria de saber para qual número você ligou, já que o
> suporte ALOG atende no 3958-ALOG (pode ser ligado a partir de RJ ou
> SP) e é recebida em um pabx unificado. O 0800 vai para um serviço
> completamente diferente.

Os dois estavam ruins.  Tentei diversas vezes o 0800 já que estou em
Campinas, mas ou ficava mudo, ou tocava música por uns segundos, tentava
transferir, e começava a festa do BEEP e eventualmente caia a ligação.

Apelei para 011 3958-ALOG, que funcionou uma vez mas caiu após algum
tempo, e não funcionou duas vezes (mesmo problema do BEEP).
Sinceramente, não lembro se a última ligação (que também funcionou, mas
também caiu logo depois) foi via 011 3958-ALOG ou 0800.

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

Antes de imprimir, lembre-se de seu compromisso com o Meio Ambiente
e do custo que você pode evitar.