[GTER] FYI: Problemas na Alog (DNS)

Antonio Carlos Pina antoniocarlospina at gmail.com
Fri Feb 5 16:01:47 -02 2010


Olá Henrique,

Fiquei curioso para saber com qual analista você falou que deu essa
informação e exatamente qual informação foi passada, posto que segundo a
área de Operações, responsável pelos DNSes e pelo sistema de E-mail, não
houve nenhum problema com DNSes na ALOG.

A área de Engenharia de Redes, por outro lado, me informou que hoje cedo
teve dificuldades em sermos acessados/acessar sites e redes do Governo via
PTT-Metro e isso foi resolvido após um contato da área de redes com o
próprio Registro. A área de Engenharia de Redes, entretanto, não sabe o que
foi feito, só que voltou a funcionar.

Neste momento, caso nossa conexão principal ao seu DNS seja por PTT, é muito
provável que tenhamos tido dificuldade em resolver seus IPs e, embora isso
não seja um problema de DNS, vai parecer que é. De fato há inúmeros logs de
rejeição dos seus endereços IP em nossos logs de e-mail.

Por último, gostaria de saber para qual número você ligou, já que o suporte
ALOG atende no 3958-ALOG (pode ser ligado a partir de RJ ou SP) e é recebida
em um pabx unificado. O 0800 vai para um serviço completamente diferente.

Obrigado.


Em 5 de fevereiro de 2010 11:26, Henrique de Moraes Holschuh <
henrique.holschuh at ima.sp.gov.br> escreveu:

> Para sua informação: a ALOG parece estar em guerra com alguns gremilins
> no momento.
>
> O DNS deles está ruim, e operações que dependem do DNS não estão
> funcionando a contento.  Recepção de email, por exemplo, vai retornar
> 4xx por não conseguir verificar que o domínio do remetente existe.
>
> Não sei se todos os DNS da Alog estão com problemas, se eles estão
> ignorando ativamente todos os domínios ou se só estão de bronca com
> alguns sp.gov.br.
>
> Obviamente, qualquer cliente da ALOG que tenta enviar email para um
> domínio que o DNS deles "está ativamente ignorando" recebe um bounce, e
> vice-versa.  Não conseguimos enviar email para clientes ALOG, pois os MX
> retornam erros 4xx, como esperado.
>
> Para deixar tudo mais interessante, o 0800 e telefones para contato com
> o suporte técnico estão parcialmente funcionais: ou a ligação cai no
> meio, ou o "sistema" fica apitando no ouvido do infeliz que tenta falar
> com eles, e não transfere...
>
> Pelo menos consegui falar com alguém por tempo suficiente para saber que
> já sabem do problema e tem previsão de uns 20 minutos para reparo...
>
> O dia deve estar interessante por lá ;-)
>
> --
> Henrique de Moraes Holschuh <hmh at ima.sp.gov.br>
> IM@ - Informática de Municípios Associados
> Engenharia de Telecomunicações
> TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464
>
> Antes de imprimir, lembre-se de seu compromisso com o Meio Ambiente
> e do custo que você pode evitar.
> --
> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>



More information about the gter mailing list