[GTER] FYI: Problemas na Alog (DNS)
Antonio Carlos Pina
antoniocarlospina at gmail.com
Fri Feb 5 18:29:15 -02 2010
Henrique
O Registro confirmou e enviará um e-mail sobre isso que repassarei a
você.
Foi um bloqueio de mac devido a um participante que está no switch da
ALOG e que está em loop. O bloqueio não era para ter acontecido,
entretanto, pois atualmente o registro usa outro tipo de protecao.
Abs
Antonio Carlos Pina
Diretor de Tecnologia
http://www.alog.com.br
Enviado via ALOG Exchange Mobile
On 05/02/2010, at 17:51, Henrique de Moraes Holschuh <henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
> wrote:
> Antonio Carlos Pina wrote:
>> Fiquei curioso para saber com qual analista você falou que deu ess
>> a informação e exatamente qual informação foi passada, posto que
>> segundo a
>
> Não vou lembrar o nome do atendente, nem pensei em anotar isso no
> momento em que eles atenderam e se identificaram, e não consegui fic
> ar
> na ligação por tempo suficiente para pedir o nome dele no final (pa
> ra
> anotar).
>
> Fiz duas ligações (que completaram, várias que não completaram).
> Na
> primeira, expliquei que o DNS de vocês não resolvia ima.sp.gov.br, e
> a
> ligação caiu enquanto o atendente pegava meu nome. Na segunda, fui
> curto e grosso: "seu sistema de 0800 e o 3958-ALOG estão com problem
> as,
> avisem para alguém verificar isso" e "acabei de ligar para vocês sob
> re
> um problema no DNS de vocês que não quer resolver um domínio meu,
> já
> verifiquei e o problema não é aqui", ao qual o atendente perguntou m
> eu
> nome, e replicou com "estamos com alguns problemas no DNS, e temos uma
> previsão de reparo de cerca de 20 minutos". A ligação caiu logo
> depois.
>
> O atendente deve até ter pensado que bati o telefone na cara dele :-(
>
> Ou seja, é bem possível que ele fosse me explicar que era um problem
> a só
> com alguns domínios, ou que era reflexo de algum problema de roteame
> nto,
> etc... mas a ligação caiu no meio.
>
> Prevendo uma possibilidade destas, deixei claro na email que não sab
> ia a
> extensão do problema, e que talvez só estivesse afetando alguns
> domínios
> sp.gov.br, conforme trecho abaixo:
>
>>> Não sei se todos os DNS da Alog estão com problemas, se eles est
>>> ão ignorando ativamente todos os domínios ou se só estão de bron
>>> ca com
>>> alguns sp.gov.br.
>
>
>> A área de Engenharia de Redes, por outro lado, me informou que hoj
>> e cedo teve dificuldades em sermos acessados/acessar sites e redes
>> do Governo via PTT-Metro e isso foi resolvido após um contato da
>> área de
>> redes com o próprio Registro. A área de Engenharia de Redes, entre
>> tanto, não sabe o que foi feito, só que voltou a funcionar.
>
> Isso com certeza explicaria o que aconteceu. Nossos registros DNS
> estão
> com TTL baixo. Se a ALOG perdeu a rota para a PRODESP, a hierarquia
> sp.gov.br inteira deve ter começado a desaparecer dos caches da ALOG
> à
> medida que os TTL expiravam, e os nossos (ima.sp.gov.br,
> campinas.sp.gov.br...) expiraram bem rápido.
>
>> Neste momento, caso nossa conexão principal ao seu DNS seja por PTT,
>> é muito provável que tenhamos tido dificuldade em resolver seus IPs
>> e, embora isso não seja um problema de DNS, vai parecer que é. De
>> fato há inúmeros logs de rejeição dos seus endereços IP em
>> nossos logs de e-mail.
>
> Como nossa conexão é completamente diferente das conexões da
> PRODESP, e
> não estamos presentes no PTT-SP, não observamos nenhum problema de
> conexão com a ALOG.
>
> Muito interessante, este caso vai servir como justificativa para uma
> leve reengenharia nos nossos DNS (vamos mover dois secundários para
> um
> domínio diferente, fora da hierarquia sp.gov.br). Mostra também por
> que
> a boa prática de ter secundários hospedados com parceiros distantes
> em
> termos topológicos é importante se você não for uma folha na
> árvore DNS.
>
>> Por último, gostaria de saber para qual número você ligou, já
>> que o suporte ALOG atende no 3958-ALOG (pode ser ligado a partir d
>> e RJ ou SP) e é recebida em um pabx unificado. O 0800 vai para um
>> serviço completamente diferente.
>
> Os dois estavam ruins. Tentei diversas vezes o 0800 já que estou em
> Campinas, mas ou ficava mudo, ou tocava música por uns segundos, ten
> tava
> transferir, e começava a festa do BEEP e eventualmente caia a
> ligação.
>
> Apelei para 011 3958-ALOG, que funcionou uma vez mas caiu após algum
> tempo, e não funcionou duas vezes (mesmo problema do BEEP).
> Sinceramente, não lembro se a última ligação (que também
> funcionou, mas
> também caiu logo depois) foi via 011 3958-ALOG ou 0800.
>
> --
> Henrique de Moraes Holschuh <hmh at ima.sp.gov.br>
> IM@ - Informática de Municípios Associados
> Engenharia de Telecomunicações
> TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464
>
> Antes de imprimir, lembre-se de seu compromisso com o Meio Ambiente
> e do custo que você pode evitar.
More information about the gter
mailing list