[GTER] Agregação de links

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Mon Aug 23 20:25:54 -03 2010

Balanceamento desigual é uma característica mais facilmente ncontrada
no mundo L3, não L2.
Em L3 há pelo menos estas maneiras de fazer isso com detecção de falha:
- Túneis MPLS-TE
- EIGRP (Cisco IOS)
- BGP com dmzlink-bw (Cisco IOS)
- Rotas estáticas com supressão de rotas em falha por teste de gateway
(IP SLA no Cisco IOS, check_gateway no Mikrotik, outros métodos
conforme plataforma)

Em L2, com um link de 100 Mbps e um de 64 Mbps, eu consideraria ter um
agregado de 128 Mbps... e mesmo assim, para garantir esses 128 Mbps é
preciso que o critério de balanceamento do FEC seja suficientemente
granular (portas L4, por exemplo) para que não se sature facilmente um
dos enlaces

Rubens