[GTER] Agregação de links

Welisson welisson at conectcor.com.br
Mon Aug 23 17:06:01 -03 2010

Com relação a minha duvida é a seguinte, hoje tenho 2 links internos
que fazem a interligação de um ponto X até o ponto Y, porém eles rodam
individualmente, e no caso estou buscando uma solução para agregação
desses dois links formando um link "unico", porém nessa situação os
links não são de tamanhos iguais, haja vista que o Link 1 é de 100Mbp/s
e o Link 2 é de 64Mbp/s, onde no caso a intenção é formar um link único
logico de 164Mbp/s de imediato, nesse caso usando o protocolo de
agregação de links físicos.
Porém a duvida é a seguinte, os switches  tem alguma função em
especifico para que o link de 64Mbp/s não fique totalmente
sobrecarregado, evitando com isso gargalo na rede. Algo como dar sempre
a preferência no link de 100Mbps, estipulando prioridades entre os links?
No caso pensei no protocolo lacp/port-channel, porém pelo que analisei
ele só faz junção de portas exemplo 4x100 = 400Mbp/s ou ele tem alguma
feature em especifica que possa ter um balanceamento entre eles sem a
necessidade de envolver roteamento, pois por questões estruturais esse
seria meu ultimo recurso.

At,

Welisson