[GTER] Anúncio de IP de outro AS

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Thu Apr 1 18:07:48 -03 2010

On Thu, 1 Apr 2010, Igor Luiz Oliveira de Souza wrote:

> Pessoal,
>
> Uma dúvida básica me surgiu diante do apresentado, portando perdoem-me se
> tiver perguntando o óbvio:
>
> Um AS necessariamente precisa ser uma rede "fisicamente" única?
>
> Exemplo: Poderia ter 3 POP's em três estados diferentes (sem interligação
> própria entre as redes) e usar o mesmo AS em cada POP, dividindo os blocos
> de IP entre eles?

a única situaçao em que isto faz sentido é endereçamento anycast, como
fazem os root servers. em princípio, todo o AS deve ser internamente
alcançável, uma saída seria criar túneis entre as ilhas, resultando em
alguma coisa virtualmente conexa. Note que as rotas são listas de ASs, não
endereços IP, então, indepednetemente de por onde você anuncia um bloco,
ele tem que ser alcançável por qualquer outro gateway de seu AS.