[GTER] cabos de rede soldados

Carlos Felipe cfelipe at infocorp.com.br
Thu Oct 29 16:24:21 -02 2009

Edgar,

O "muito melhor" era por conta dele, eu pessoalmente acho isso inaceitável
em uma ambiente de produção. Não acredito em procedimentos não testados, nem
sem homologação pela indústria, até que me provem o contrário.
Aceito que em casos de extrema necessidade, melhor uma perda de dados, mesmo
considerável, do que parar tudo. Mas o sujeito acha que é uma solução
aceitável sempre.
Ele já deve ter uns 10% ou mais dos cabos da rede dele nesse estado, e
reclama que ela para a toda hora.

Mas o que eu queria mesmo era responder à pergunta do técnico que me
questionou isso (a pergunta me foi feita, e eu repassei para a lista).
Existe ou não previsão em alguma norma TIA, ISO, ANSI para emendas de cabos
UTP?

Como eu não achei referência disto nas normas que já li, acredito que nem
seja previsto qualquer tipo de emenda nos cabos, nem mesmo com conectores
fêmea.
O argumento do autor da gambiarra é que a emenda dele é melhor que uma
conexão em um patch panel, e que ele garante que se a norma aceita
"crimpagem", deveria aceitar a solda. Eu já não concordo.

Grato.