[GTER] cabos de rede soldados

Shine eshine at gmail.com
Thu Oct 29 15:23:12 -02 2009

Carlos,

O que seria algo "muito melhor"?
Vamos supor que o técnico falasse a respeito da impedância entre um
cabo soldado e um cabo crimpado. Até aqui eu concordaria com a
argumentação dele.
No entanto, quando falamos em comunicação de dados, estamos
conversando sobre uma comunicação com componentes de alta frequência
harmônica. Contar somente com uma resistividade menor como parâmetro
técnico de "melhor" não se aplicaria nessa situação. Embora o trançado
seja o mesmo, com uma solda vc modifica ligeiramente (ou bastante,
dependendo de quanto material se empregou nessa solda) a capacitância
do circuito. Mas como existe uma tolerância para ele, isso pode
funcionar corretamente.

Não digo q seja um recurso inválido, mas não concordo que seja algo
melhor. Para isso, o técnico precisaria de argumentos mais coerentes
para sustentar sua posição.

Tbm não entendo pq soldar fio a fio se existem ferramentas adequadas
para montagem que fazem o serviço ser realizado com uma eficiência
maior. É aquele caso de "pra que simplificar, se podemos complicar"?

sd,
Edgar