[GTER] RES: confiabilidade de email
Marcelo Coelho
marcelo at tpn.com.br
Tue Oct 20 10:49:30 -02 2009
Sim, claro. Existem usuários e usuários.
Tem usuários que ligam reclamando que sua mensagem não foi entregue,
ou que não recebeu a mensagem de fulano, e não faz a menor idéia de
como funciona o SMTP. Para este tipo de usuário, disponibilizar o log
geraria mais dúvida ainda. Basta imaginar o usuário analisando o log
de uma mensagem que parou no greylisting porque o SPF não passou na
validação: "Porque o servidor respondeu erro 4xx? Esta mensagem é
importante, preciso recebê-la! É URGENTE!".
Mas existem casos de usuários que sabem pelo menos o básico sobre como
isso funciona e precisa, sim, de uma confirmação de que o servidor do
outro lado emitiu, pelo menos, a resposta 2xx ao final do comando
DATA. Tá certo, não é garantia absoluta de que a mensagem chegou ao
usuário final, mas isso é importante para o usuário, saber que pelo
menos o seu Sedex com A.R. chegou na portaria do prédio.
Imagino que diversas pessoas desta lista devem viver situações como
esta todos os dias, um único usuário pode solicitar este tipo de
confirmação ao suporte diversas vezes. Isso complica bastante o
trabalho do suporte.
Nestas circunstâncias (e não para os ostras, caro Danton) uma
interface web resolveria o problema de muitos chamados no suporte.
On 20/10/2009, at 10:34, Cleber - Listas wrote:
> Somente os usuários mais técnicos.
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