[GTER] RES: confiabilidade de email

Rejaine Monteiro rejaine at bhz.jamef.com.br
Tue Oct 20 10:41:37 -02 2009


Cleber,

Ainda  assim, acho o recurso  interessante.

Por exemplo, temos diversas filiais aqui e um técnico de suporte ( nível
1) em cada. Mas ele não tem acesso direto ao servidor de correio e 
muito menos aos logs do qmail-send. Se o usuário de cada filial fizesse
contato com seu suporte local e  ele mesmo pudesse consultar uma
interface amigável e auto-explicativa dos logs, já ajudaria (e muito)



Cleber - Listas escreveu:
> Marcelo,
> Concordo plenamente contigo, porem, o usuário não se preocupa com isso.
> Somente os usuários mais técnicos.
> Para a grande maioria que não é técnico e mal sabe usar um webmail, isso não
> resolve e lhe digo que tem muito disso ainda :(
> Abraços, Cleber
>  
>
> -----Mensagem original-----
> De: gter-bounces at eng.registro.br [mailto:gter-bounces at eng.registro.br] Em
> nome de Marcelo Coelho
> Enviada em: terça-feira, 20 de outubro de 2009 10:23
> Para: Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes
> Assunto: Re: [GTER] confiabilidade de email
>
> Acho que o ideal seria criar um script que interpretasse os logs do
> qmail-send e jogasse isso para um MySQL.
>
> E depois, permitir ao cliente, através de uma interface web, consultar estas
> entradas.
>
> Cada vez mais tem usuário querendo confirmar se a mensagem foi entregue,
> então nada melhor do que ele mesmo ver que o servidor teve que bater 20
> vezes na porta do vizinho, receber 20 vezes código de status 4xx, para,
> finalmente, entregar a mensagem depois de horas.
>
> Além de tornar o serviço mais transparente para o usuário, joga para ele a
> responsabilidade de acompanhar a entrega da mensagem.
>
> On 16/10/2009, at 16:50, Rejaine Monteiro wrote:
>
>   
>> Marcelo Coelho escreveu:
>>     
>>> Uma sessão SMTP pode ser concluída com sucesso, código de status "250 
>>> ok" e mesmo assim o destinatário não receber a mensagem, porque:
>>>
>>>       
>> exatamente como ocorreu  hoje comigo:  me pediram para verificar 3 
>> emails enviados a um determinado cliente.
>> verificando os logs, constatei que todos foram entregues com sucesso 
>> ao servidor de destino..
>> mas o cliente afirma não ter recebido nada (detalhe: eram emails de 
>> cobrança.. rsrs.) cada dia mais estão me pedindo esse tipo de 
>> confirmação: já criei até um script de verificação para essas 
>> situações !! quero ver até quando vou dar conta de vascular log, 
>> formatar  tudo de forma 'legível' para o usuário final e dar 
>> explicações..
>>
>>
>>
>> --
>> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>>
>>     
>
> --
> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>
> --
> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>   



More information about the gter mailing list