[GTER] RES: RES: confiabilidade de email

Márcio A. Sepp marcio at zyontecnologia.com.br
Tue Oct 20 11:20:58 -02 2009


A meu ver, não há dúvidas de que a implementação de uma forma do usuário
final acompanhar a entrega do email é uma solução muito bem vinda.
O que tem de ser bem trabalhado é a interface do usuário. Ela tem de ser bem
simples e intuitiva.

Na certa existirão usuários que não vão entender as informações
apresentadas. Por isso temos de pensar em mitigar este risco (entendam como
risco = probabilidade x impacto). Sendo assim, creio que uma tela simples,
com uma pequena legenda, no cabeçalho da janela, já possa mitigar bastante
este risco. Mas é claro que isso tem de ser pensado melhor.

De qqr forma, não há dúvidas de que esta é uma solução vencedora.


--
Att.
Márcio A. Sepp

-----Mensagem original-----
De: gter-bounces at eng.registro.br [mailto:gter-bounces at eng.registro.br] Em
nome de Marcelo Coelho
Enviada em: terça-feira, 20 de outubro de 2009 10:50
Para: Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes
Assunto: Re: [GTER] RES: confiabilidade de email

Sim, claro. Existem usuários e usuários.

Tem usuários que ligam reclamando que sua mensagem não foi entregue, ou que
não recebeu a mensagem de fulano, e não faz a menor idéia de como funciona o
SMTP. Para este tipo de usuário, disponibilizar o log geraria mais dúvida
ainda. Basta imaginar o usuário analisando o log de uma mensagem que parou
no greylisting porque o SPF não passou na
validação: "Porque o servidor respondeu erro 4xx? Esta mensagem é
importante, preciso recebê-la! É URGENTE!".

Mas existem casos de usuários que sabem pelo menos o básico sobre como isso
funciona e precisa, sim, de uma confirmação de que o servidor do outro lado
emitiu, pelo menos, a resposta 2xx ao final do comando DATA. Tá certo, não é
garantia absoluta de que a mensagem chegou ao usuário final, mas isso é
importante para o usuário, saber que pelo menos o seu Sedex com A.R. chegou
na portaria do prédio.

Imagino que diversas pessoas desta lista devem viver situações como esta
todos os dias, um único usuário pode solicitar este tipo de confirmação ao
suporte diversas vezes. Isso complica bastante o trabalho do suporte.

Nestas circunstâncias (e não para os ostras, caro Danton) uma interface web
resolveria o problema de muitos chamados no suporte.


On 20/10/2009, at 10:34, Cleber - Listas wrote:

> Somente os usuários mais técnicos.

--
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