[GTER] RES: NIC.br alerta sobre falsos boletos de cobrança.

Alfredo Dal´Ava Júnior alfredo.dalava at gmail.com
Thu Nov 26 20:26:16 -02 2009

Vamos "extripar" as partes :)

1 - Em relação à privacidade para pessoa jurídica, nada impede dessa pessoa
jurídica colocar o CNPJ em sua página, caso ela (ou mercado) considere que
isso seja realmente fator determinante para a credibilidade da empresa.

2 - Em teoria .COM.BR seria comércio, mas na prática não significa nada, é
apenas um nome de domínio, tanto que o Registro.BR liberou recentemente o
registro para pessoas físicas e em outros países não há distinção. Pessoa
física não é comércio, se pessoa física fosse comércio, seria comércio
ilegal/informal.

3 - Acredito que os argumentos aí ainda são insuficientes para justificar a
falta de "privacidade". Se não foi o nosso amigo Itamar quem registrou (ele
com certeza sabe se registrou ou não), então foi outra pessoa, com toda
certeza. Ele não precisa conferir o CPF para saber disso. Caso o amigo
Itamar julgue estar sendo lesado por este domíno, poderia simplesmente
procurar o Registro.BR informando o seus dados oficiais, e o Registro.BR
julgaria a procedência da reclamação ou até mesmo se houve utilização
indevida do CPF do amigo Itamar. Se o Itamar não ficar satisfeito com a
decisão, ele pode procurar a justica, que fará um pedido de abertura de
sigilo do domínio para que o processo corra com naturalidade. Desde que o
Registro.BR não burocratize excessivamente este processo, não vejo
problemas, mesmo que isso cause um pequeno aumento no custo administrativo.

Quanto aos outros comentários, acho que não devemos ficar presos a
ideologias, temos que trabalhar de acordo com a _realidade_. A realidade é
que o Registro.BR serve como uma fácil fonte de informação para
estelionatários e criminosos em geral. Resta fazer as contas do
custo/benefício, ou melhor... dos riscos/beneficios de ter essa informação
disponível.

Concordo plenamente que sem CPF e CNPJ os advogados nada podem fazer, porém
da mesma forma com que é possível processar uma pessoa pela placa do carro,
pode-se processar também através do nome de domínio. Basta a _colaboração_
 do Registro.BR. Acho importante trabalhar de acordo com a realidade do
nosso país.. veja  o exemplo do Detran de Minas Gerais: nos documentos
emitidos neste ano foi suprimido o endereço do proprietário, por motivo de
segurança, mesmo esta informação sendo importante para um fiscal rodoviário.
É resultado de análise de risco/benefício.

Espero ter contribuído de alguma forma.

Obrigado,

[]'s
Alfredo

2009/11/26 Demi Getschko <demi at nic.br>

> Sei que há argumentos de todos os lados e que não é possível agradar a
> todos. Mas, em nome de uma discussão honesta e sem pressupostos, acho
> importante estabelecermos alguns parâmetros para que não recomecemos esse
> tipo de debate, a cada vez, do princípio...
>
> Por partes (como diria Jacó, o Extripador):
>
> Creio que
>
> 1- não faz sentido em falar de "privacidade" para pessoa jurídica. Pessoa
> jurídica, quando pretende realizar transações, precisa expor-se.
> (privacidade é referente ao privado, ao particular). Nessa linha, câmaras
> [...]

[]'s
Alfredo
Ted Turner <http://www.brainyquote.com/quotes/authors/t/ted_turner.html>  -
"Sports is like a war without the killing."