[GTER] RES: NIC.br alerta sobre falsos boletos de cobrança.

Andre Uratsuka Manoel andre at insite.com.br
Thu Nov 26 12:15:53 -02 2009

2009/11/26 Demi Getschko <demi at nic.br>:
> [...]
> tipo de debate, a cada vez, do princípio...
>
> Por partes (como diria Jacó, o Extripador):
>
> Creio que
>
> 1- não faz sentido em falar de "privacidade" para pessoa jurídica. Pessoa
> jurídica, quando pretende realizar transações, precisa expor-se.
> (privacidade é referente ao privado, ao particular). Nessa linha, câmaras de
> comércio, receita federal, procom, etc sempre pedem e exibem os CNPJs e
> endereços físicos das empresas envolvidas nos casos em debate. Se estamos de
> acordo nisso, 70% do que tem no Whois já é consenso...

Na Junta Comercial, que é um órgão governmantal, você pode solicitar
informações sobre qualquer empresa, pelo nome. Por 9 reais eles
fornecem essa informação que é, por lei, pública. E isso sem falar em
Serasa e Experian da vida.

Eu pessoalmente não vejo o anonimato no registro de domínios como
sendo algo positivo, mesmo para pessoas físicas. Embora exista o
problema do spam, temos toda uma série de motivos legítimos pelos
quais essas informações são importantes.

Acho que isto está na mesma classe de problema na qual uma reação
exagerada causa problemas maiores que o problema original.

O grande problema e o motivo pelo qual as pessoas não querem que o CPF
seja divulgado é a propagação de lugares nos quais o CPF é usado como
se fosse senha. Mas o problema é esse. CPF não é senha, é chave de
banco de dados. Ou seja, COF não é como o endereço de e-mail no
mailinator.