[GTER] RES: NIC.br alerta sobre falsos boletos de cobrança.

Demi Getschko demi at nic.br
Thu Nov 26 11:09:19 -02 2009

Sei que há argumentos de todos os lados e que não é possível agradar a
todos. Mas, em nome de uma discussão honesta e sem pressupostos, acho
importante estabelecermos alguns parâmetros para que não recomecemos
esse tipo de debate, a cada vez, do princípio...

Por partes (como diria Jacó, o Extripador):

Creio que

1- não faz sentido em falar de "privacidade" para pessoa jurídica.
Pessoa jurídica, quando pretende realizar transações, precisa expor-se.
(privacidade é referente ao privado, ao particular). Nessa linha,
câmaras de comércio, receita federal, procom, etc sempre pedem e exibem
os CNPJs e endereços físicos das empresas envolvidas nos casos em
debate. Se estamos de acordo nisso, 70% do que tem no Whois já é consenso...

2- (e aí já tem uma extrapolação...) como pretendemos ser "semânticos",
uma pessoa física que use com.br é considerada um "pequeno comerciante",
ou uma "empresa individual". Por isso exibimos CPFs e endereços de
pessoas físicas que optaram por usar o com.br. Em contraste, para os
que  usam o NOM, o BLOG, o de profissionais liberais etc não mostramos o
endereço.

3- Se houver o domínio itamar.eng.br, por exemplo, e esse domínio causar
danos à imagem do Itamar, que é nosso amigo e conhecemos, atribuindo a
ele ações e frases que não fez e não falou (muitos somos vítimas disso:
falsos perfis, falsos sítios), como o Itamar se defenderia? Bom,
primeiro poderia mostrar que o itamar.eng.br pertence a *outro* CPF e,
portanto, trata-se de um homônimo...(caso em que o problema estaria
resolvido!). MAS (...)  se o caso for realmente  malicioso, o
itamar.eng.br exibirá, exatamente, o CPF do amigo Itamar! Neste caso,
Itamar, o real, recorrerá ao Registro pedindo procedimento
administrativo para que o falso itamar.eng.br prove que tem aquele CPF,
o que não será possível, certo? Desta forma, o sistema se autodefende...
(o exemplo de gerar um CPF falso como segunda via já é um caso consumado
de crime. E aí não há defesa possível exceto indo às autoridades..)

comentários à margem:

1- o registro não é, não pretende ser e não conseguiria ser o órgão
"moralizador" da rede. Assim, no máximo pretendemos ajudar a que se
tomem as medidas, pelas partes, para que os problemas sejam
solucionados. Mostrando o que cada um alegou ser, permitimos um
autocontrole do sistema.

2- (e peço que leiam isso como posição pessoal, mas que já ouvi também
de muitos advogados) CPF é parte de seu nome (!). Um nome sem o CPF que
o desambigúe, não define ninguém. Tenho um amigo de nome Luiz Carlos de
Souza e ele tem mais de 3000 homônimos, sendo que uma centena deles tem
problemas em diversos órgãos  de crédito. Ora, *ele só é ele* se anexar
o CPF ao nome. Em resumo, a meu ver dizer que  CPF é uma informação
privada e confidencial é o mesmo que dizer que meu nome é uma informação
privada e confidencial... Se queremos identificar quem tem um domínio,
colocar apenas o nome da "entidade" é o mesmo que nada. (e a escolha do
CPF deve-se ao fato de ser o único identificador coordenado
nacionalmente. Um problema é que é um identificador "fiscal"; se
houvesse outro identificador com a característica de unicidade (e
gratuidade!) usaríamos o outro...)

Sei que essa discussão é "off topic" e não quero poluir a lista, mas
tenho muito interesse em ouvir opiniões consistentes (e sem "emoções
exarcerbadas), sobre isso! Se preferirem mandar ao meu endereço
diretamente, ok também!
:-)

grande abraço
demi