[GTER] Dúvida para link de voz

bob Falter rdsfalter at gmail.com
Thu Nov 19 05:46:27 -02 2009

Nos usávamos primelink a uns 8 anos da antes de migrar para Frame-relay e
então para MPLS.
Como você vê já não usamos a algum tempo.
Não por causa da qualidade do serviço, que é boa, mas pelos benefícios de
poder compartilhar a banda e as interfaces oferecidas pelas tecnologias nova
(frame-relay e depois MPLS).

No prime link, você tem que ter uma interface para cada link. Se em um ponto
central você precisa se ligar a 5 filiais, você vai ter pelo menos 5
conexões, enquanto que no MPLS você joga todo o trafego na rede por pelo
menos 1 conexão e a operadora abre o trafego fazendo o QOs dentro da rede.

Mas se você for se ligar a 1 ou 2 pontos então não tem muita vantagem
Em casos de poucas conexões o ponto-a-ponta acaba ficando mais barato
também.