[GTER] Dúvida para link de voz

Leonardo Rodrigues leolistas at solutti.com.br
Thu Nov 19 08:03:02 -02 2009

    primelink é um PPP, portanto se você priorizar no roteador do seu
lado, ele já vai ser priorizado no caminho todo, visto que não trafega
em ambiente compartilhado (redes MPLS por exemplo)

    Acho que o fato da Embratel não conseguir fazer QoS deve-se ao fato
de que com o PPP você pode fazer o que quiser, não necessariamente rodar
IP. Você pode passar IPX, AppleTalk, qualquer coisa nesse PrimeLink. Eu
tenho alguns clientes (rádios FM) que utilizam esse tipo de serviço PPP
pra transmitir áudio, utilizando um equipamento proprietário que trafega
um protocolo próprio.

    Serviços como Primelink (PPP) ou Frame-Relay dão ao cliente a
facilidade de trafegar QUALQUER protocolo que ele quiser. E as redes
MPLS dão aos clientes que optam por trafegar IP sobre PPP ou IP sobre
Frame Relay (a maioria esmagadora, creio eu) algumas facilidades extras,
como QoS fim-a-fim. Se não for MPLS, a operadora não enxerga o IP, mesmo
que seja IP lá dentro do PPP ou FR.

    Agora em termos de custo os links PPP costumam ser o mais caro de
todos. Sem contar o problema das N portas ai que o Bob Falter citou.

    Você já analisou a possibilidade de migrar pra MPLS com QoS pela
operadora ?

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues