[GTER] Spam e Virus from Locaweb

Renato Frederick frederick at dahype.org
Wed Nov 18 21:50:03 -02 2009

Otávio,

Em primeiro lugar, obrigado por se dispor a publicamente explicar a
situação, isto já é um ponto positivo para a empresa como um todo.

Gostaria de perguntar:

Não seria viável bloquear TODA conexão sainte para porta 25 dos servidores
compartilhados?

Tenho uma conta no dreamhost e neste ano eles fizeram isto, exatamente por
não tolerar mais scripts php e afins que matavam os servidores e pior ainda
no caso deles que fornecia shell.

Então cortou o mal pela raiz, se você quiser usar dreamhost e fazer delivery
na porta 25, tem que comprar um VPS ou dedicado. Se fizer spam, o IP
reportado sendo do seu Servidor eles avisam e banem eventualmente -
bloqueando o cartao de credito do spammer de abrir novas contas. O mesmo é
válido para sites de conteúdo ilegal

Quem realmente precisar usar scripts web para envio de email(confirmação de
compra, cadastro, etc), use o SMTP da locaweb, na porta 587 devidamente
autenticado e auditado.

Creio que vocês tenham suas razões para não fazer este bloqueio - até porque
entendo a necessidade de manter o cliente 'sério' que seria afetado com
isto - mas infelizmente chega a uma situação limite.