[GTER] RES: apagao ainda ameaça?

Julio Arruda jarruda-gter at jarruda.com
Mon Nov 16 18:35:58 -02 2009

Jeronimo Bezerra wrote:
> Sem entrar no mérito de ser bom ou não, o que eu tenho visto aqui na
> Bahia é que desde que o 3G começou a funcionar, o serviço de telefonia
> celular "convencional" piorou muito a qualidade. Até linha cruzada tem
> dado, fora quando você liga para alguém e quando esse alguém atende toca
> o som de ligação a cobrar!

Gozado, linha cruzada em celular parece impossivel, ja que nao estamos
em momento nenhum falando de circuitos analogicos nem nada..

O que ja vi em GSM foi, 'one way voice' (rolem de rir, ja vi por
problemas de roteamento IP..:-), ou, cair ligacao no handoff de um BSC
para outro, e coisas mais 'binarias'

> Tempos atrás saiu uma notícia que as teles tinham que fazer uma grande
> atualização para comportar os novos serviços (3G, etc). Será que elas
> conseguiriam suportar esse "boom" sem esses investimentos? Conseguir,
> claro! A qualidade será a mesma ou melhor? Duvido..

Tecnologia nova tem que investir...Lembro que na Nortel, para ter 3G,
tinham que trocar coisa, acho que no melhor caso, radio, no pior caso,
expandir backhaul..