[GTER] Caching e controle P2P

Leonardo Souza nomeiodabalada at yahoo.com.br
Tue Mar 31 15:45:38 -03 2009

Aloha...

--- Em dom, 29/3/09, Diogo Montagner <diogo.montagner at gmail.com> escreveu:

> De: Diogo Montagner <diogo.montagner at gmail.com>
> Assunto: Re: [GTER] Caching e controle P2P
> Para: "Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes" <gter at eng.registro.br>
> Data: Domingo, 29 de Março de 2009, 19:18
> Na minha opnião, qualquer provedor de acesso a internet é
> um cliente
> potencial para este tipo de produto, seja ele pequeno,
> médio ou de grande
> porte.

Em tese sim, mas ele precisa ter escala para acelerar o ROI.
Além do fato que dependendo da solução, a eficiência aumenta com o aumento do número de usuários atendidos.

> Eu estava justamente lendo o datasheet do PeerApp e
> procurando sobre a parte
> legal. Há apenas uma nota que diz que o equipamento faz o
> serviço dele
> dentro da lei.
>
> Na verdade o que eu estava procurando é a confirmação de
> uma história que eu
> ouvi no passado aonde estes caches de p2p fariam
> armazenamento parcial do
> conteúdo p2p o que isentaria eles de serem acusados de
> "distribuidores de
> pirataria".

Sim, também é um dos argumentos. Eles podem ser configurados para não agirem como seeds e os usuários só teriam o arquivo completo caso exista algum seed na internet. Fora o fato que pela própria concepção do sistema, eles não podem ser a origem dos arquivos. Os operadores não têm conhecimento, nem controle, sobre o que é armazenado e são os algoritmos de cache que definem o que é cacheado ou não. O único controle é a possibilidade de apagar e/ou bloquear algum arquivo baseado em seu hash.
Não existe dúvida que o sistema é legal.