[GTER] Caching e controle P2P

Leonardo Rodrigues leolistas at solutti.com.br
Tue Mar 31 18:07:43 -03 2009

Leonardo Souza escreveu:

> Sim, também é um dos argumentos. Eles podem ser configurados para não agirem como seeds e os usuários só teriam o arquivo completo caso exista algum seed na internet. Fora o fato que pela própria concepção do sistema, eles não podem ser a origem dos arquivos. Os operadores não têm conhecimento, nem controle, sobre o que é armazenado e são os algoritmos de cache que definem o que é cacheado ou não. O único controle é a possibilidade de apagar e/ou bloquear algum arquivo baseado em seu hash.
> Não existe dúvida que o sistema é legal.

    um dos primeiros artigos da constituição brasileira diz que ninguém
pode defender-se alegando ignorância das leis. Ou seja .... 'não saber
que não podia', 'não saber que estava ai' não diminui o crime, caso ele
esteja tipificado.

    no brasil, por exemplo, simplesmente possuir material de pedofilia
já é caracterizado crime. Então, em teoria, vários web proxies ai estão
SIM em situação ilegal, visto que armazenam esse tipo de conteúdo. Ah
sim, acessado pelos seus clientes, OK, verdade. Mas está armazenado. E o
simples armazenamento é tido como crime nesse caso.

    sei que, na prática, isso nunca vai gerar problema. A Polícia
Federal vai buscar isso é lá na máquina do usuário e lá na máquina que
hospedava a informação. Ela nunca vai preocupar-se com a questão se
aquela informação ficou armazenada no meio do caminho, até porque isso é
impossível de ser rastreado.

    dito tudo isso, eu continuo achando, como foi dito anteriormente,
que um sistema de cache de P2P trabalharia bem na margem da legalidade.
E isso porque ele manterá cópia de conteúdo que é tido como crime, pelo
simples fato de tê-lo e armazená-lo, pela constituição brasileira.
Pedofilia por exemplo. Tem armazenado ? é crime. Se divulgar, é pior
ainda. Mas o simples ter já é suficiente. Isso não é 'eu acho' ... isso
é lei. Ahhh eu não sabia, eu não tinha controle .... se possui, se está
armazenado, pronto.

    eu não diria que não existe dúvida que o sistema é legal. Na MINHA
visão da coisa ele pode até não ser 100% ilegal, já que não será a fonte
dos dados caso ele não exista em outro lugar. Mas eu nunca afirmaria que
ele é completamente legal ....... porque não concordo com isso.

    maaaaaaas, apesar disso, também acho que estar ou não em
ilegalidade, nesses casos ai, não traria problemas para os provedores. A
PF está interessada é nas pontas e não no meio. Nenhum provedor até hoje
foi fechado porque seu web proxy continua imagens de pedofilia
armazenadas em cache .... mesmo isso sendo claramente tido como crime.
Acho que o cache de P2P iria pelo mesmo rumo.

    e chega ....... só minha opinião sobre o assunto, acho interessante
analisar esse lado jurídico/legal da coisa de vez em quando. Não, não
sou advogado .... :)

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues