[GTER] Rota de IP brt

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Sun Mar 29 18:41:46 -03 2009

>  No teste do WinMRT[1] para meu ip apareceu dois saltos curiosos da GBLX
> (100ms) e no ip da concorrencia passou pela embratel (31~47ms).
> Ja abri chamado em meu datacenter para uma possivel explicacao e ate agora a
> unica resposta que tenho é que estao analisando os relatorios enviados.
> Agora eu pergunto: Como e porque um IP BR da brasiltelecom teria que passar
> pela GBLX para chegar ao seu destino sendo que os 2 IPS testados com o
> WinMRT sao da propria BrT?

A Global Crossing pode ser um caminho para tráfego brasileiro pois ela
tem roteadores em múltiplas cidades brasileiras, não é porque aparece
a GBLX num traceroute que o tráfego esteja indo para fora do país. O
melhor indicador disso é a latência, mas o seu aumento de latência não
é suficiente para um round-trip até Miami...

c9110002.rjo.virtua.com.br -   39 |   60 |   37 |    0 |    2 |   15 |    0 |
GigabitEthernet1-3.ar2.GIG1.gblx.net -   14 |   60 |   52 |   15 |
18 |   63 |   16 |
uunet-2.ar2.LAX2.gblx.net -    0 |   60 |   60 |   15 |   19 |   47 |   16 |

A informação no seu traceroute seria de o tráfego ir pela Global
Crossing até Los Angeles e de lá ir para a Verizon Business (UUNET),
mas isso tem mais cara de erro de cadastro.

Meu chute é que esse prefixo da Brasil Telecom esteja seguindo por
trânsito contratado pela Oi em Fortaleza, o que deve dar esse aumento
de latência.

Apesar de ambos serem IPs da BrT, devem estar em prefixos distintos...
se você puder mencionar os IPs, daria para analisar como eles estão
sendo divulgados.

Rubens Kühl