[GTER] RES: RES: Redundancia de Roteadores de Acesso.

Roterdan Macedo - LinuxPI.net roterdan at linuxpi.net
Thu Mar 26 14:52:02 -03 2009

> Tive uma ideia de utilizar o VRRP e um cabo cross entre os roteadores
> para
> trocarem os heart beats do vrrp e em caso de queda o o VRRP ativar um
> script
> pra levantar todos os IPS que estavam no outro roteador para o roteador
> backup. O único incoveniente que pensei neste caso vai ser a
> convergência do
> da tabela arp dos roteadores dos clientes. Já vi casos de convergencia
> instantânea e casos de demorar minutos para o roteador entender que o
> endereço mac daquele host mudou.

Algum tempo atrás fiz algo parecido com Switchs L3 da Dell, só que com bem
menos Carga e apenas na rede interna do cliente.
Apenas umas 30 VLAN.
Dois Swiths L3 interligados por meio de um LinkAgregation configurado como
TRUNK, RSTP habilitado, OSPF comunicando com o equipamento que faz o NAT
para a internet, a prioridade do VRRP e do OSPF foi apontada para um dos
CORE.
Todas as ligações entre os Switchs foram feitos usando portas configuradas
como TRUNK.
A topologia da rede foi feita de tal forma que cada swtich core pudesse
chegar aos switchs L2 das pontas caso alguma fibra fosse rompida.

Se fossem apenas 3 switchs remotos ficaria algo como:
CORE1 para CORE2
CORE1 para SwitchL2-1
SwitchL2-1 para SwitchL2-2
SwitchL2-2 para SwitchL2-3
CORE2 para SwitchL2-3

Os switchs CORE possuem IP´s diferentes em cada VLAN (ex: 10.10.10.250 e
10.10.10.251).
O IP virtual do VRRP configurado como 10.10.10.254.
Em cada cliente o IP do default gateway é o IP Virtual do VRRP e isso tem
funcionado perfeitamente por algum tempo com estações comuns e thinclients.
Em nossos testes, desligando qualquer um dos Switchs CORE ou desligando
algum dos TRUNK entre os SwitchsL2, a rede fica parada por pouquíssimo
tempo, só até a rede convergir para a nova topologia.
Já tivemos fibra quebrada e isso foi totalmente transparente para o usuário
final e o adm da rede tem mais tempo para solucionar problema.

Como são aplicações diferentes,não sei se poderá ser aplicada ao seu
cenário, mas fica ai um exemplo prático do uso de VRRP para redundância de
Gateways.

_
Abraços,

Roterdan Macedo