[GTER] RES: Redundancia de Roteadores de Acesso.

bruno at openline.com.br bruno at openline.com.br
Thu Mar 26 11:17:09 -03 2009

Olá

--- Gustavo Santos <gustkiller at gmail.com> escreveu:
> Aqui utilizamos /30 e fazendo forward de redes maiores para o roteador do
> cliente, se o mesmo precisar de mais endereços públicos.

não vejo por que não poderia continuar roteando para o IP
do cliente subredes usando o esquema do /32, você enfrentou
alguma dificuldade nesse sentido?

> Nós somos vendemos apenas acesso corporativo, nos enxergue como uma
> mini-telecom. A solução de /32 eu utilizo bastante utilizando o
> Mikrotik , mas para provedor para consumidor final.

no meu caso, para corporativos eu coloco roteador meu e faço
VPN com a rede (/29 normalmente) para o cliente, inclusive
para poder rodar gráfico local do tráfego (tem cliente que
sempre acha que recebe menos que contrata)

por outro lado se atende bem o consumidor final, e simplificar
seu setup, por que não adotar também para o corporativo?

> Tive uma ideia de utilizar o VRRP e um cabo cross entre os
> roteadores para trocarem os heart beats do vrrp e em caso de
> queda o o VRRP ativar um script pra levantar todos os IPS
> que estavam no outro roteador para o roteador backup.

é uma idéia, embora complique um pouco mais que usar o /32

> O único incoveniente que pensei neste caso vai ser a convergência
> do da tabela arp dos roteadores dos clientes. Já vi casos de
> convergencia instantânea e casos de demorar minutos para o
> roteador entender que o endereço mac daquele host mudou.

é só disparar um PING do seu lado ao lado do cliente, para
atualizar o arp-cache. o próprio script poderia fazer isso

!3runo Cabral