[GTER] RES: Redundancia de Roteadores de Acesso.

Gustavo Santos gustkiller at gmail.com
Thu Mar 26 09:48:14 -03 2009

E ai Bruno, blz?

Aqui utilizamos /30 e fazendo forward de redes maiores para o roteador do
cliente, se o mesmo precisar de mais endereços públicos.

Nós somos vendemos apenas acesso corporativo, nos enxergue como uma
mini-telecom. A solução de /32 eu utilizo bastante utilizando o Mikrotik ,
mas para provedor para consumidor final.

Tive uma ideia de utilizar o VRRP e um cabo cross entre os roteadores para
trocarem os heart beats do vrrp e em caso de queda o o VRRP ativar um script
pra levantar todos os IPS que estavam no outro roteador para o roteador
backup. O único incoveniente que pensei neste caso vai ser a convergência do
da tabela arp dos roteadores dos clientes. Já vi casos de convergencia
instantânea e casos de demorar minutos para o roteador entender que o
endereço mac daquele host mudou.