[GTER] RES: RES: RES: RES: RES: Problemas com a Telefonica

Cleber - Listas cleber-listas at inetweb.com.br
Fri Mar 20 17:47:01 -03 2009


David,

Precisa ver também se o seu trafego não é contabilizado a cada 5 min, se
sim, neste
Intervalo você pode estar tendo picos.

Se possivel, veja via netflow com menor intervalo.

Abraços, Cleber 

-----Mensagem original-----
De: gter-bounces at eng.registro.br [mailto:gter-bounces at eng.registro.br] Em
nome de Julio Arruda
Enviada em: sexta-feira, 20 de março de 2009 17:39
Para: Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes
Assunto: Re: [GTER] RES: RES: RES: RES: Problemas com a Telefonica

David Saes - Usina Colombo S/A wrote:
> Eduardo, os roteadores não estão com erros...
> 
> O CRC ta zerado...

Aumento de latencia, nao era para ser causado por erros nos PPP em um ping
por exemplo, pois ou voce perde o pacote ou nao perde (no ping), se fosse
X.25 ainda va la :-). Poderia ser conseguencia de CRC, SE outro trafego
estivesse competindo.

Aumento de latencia em links ponto a ponto geralmente e' queueing, isto e',
tem gente na fila. Como diria jack o estripador voce tem que ir por partes,
para ver aonde tem um gargalo.

No momento de aumento de latencia, voce ja verificou a utilizacao do seu
link ? Voce falou que a utilizacao e' de 1Mbps, mas nao chegou a ser
especifico se durante o momento, voce chegou por exemplo, a capturar todo o
trafego no link ?
Assumo tambem que a utizacao de CPU nos routers nao esta grande ?


Excluindo tudo isto, passa a valer a maxima, 'o meu lado do barco nao esta
afundando', e passar para o seu suporte na telco, que o problema nao esta do
seu lado.

PS: MLPPP, uma curiosidade, voce faz fragmentacao ou algo assim ? 
Geralmente isto da uma paulada na CPU do router...

> []s,
> 
> 
> David Fernando Saes
> Departamento de Informática
> Usina Colombo S/A
> Fone: (17) 3576-9028 - Ramal: 9104
> Celular: (17) 9719-6570
> Fax: (17) 3576-9078
> david at usinacolombo.com.br
> www.acucarcaravelas.com.br
> 
> 
> 
> -----Mensagem original-----
> De: gter-bounces at eng.registro.br [mailto:gter-bounces at eng.registro.br] 
> Em nome de Eduardo Schoedler Enviada em: sexta-feira, 20 de março de 
> 2009 17:02
> Para: Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes
> Assunto: Re: [GTER] RES: RES: RES: Problemas com a Telefonica
> 
> Verifique a interface serial do Cisco, se está com erros de CRC.
> 
> Abraço,
> Eduardo.
> 
> 
> --------------------------------------------------
> From: "David Saes - Usina Colombo S/A" <david at usinacolombo.com.br>
> Sent: Friday, March 20, 2009 4:55 PM
> To: "'Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes'" 
> <gter at eng.registro.br>
> Subject: [GTER] RES:  RES:  RES:  Problemas com a Telefonica
> 
>> Sim possuo modem (segundo a Telefônica, o modem não está 
>> implementando erros). Existe alguma forma de eu mesmo checar?
>>
>> Nos roteadores também não está implementando erros.
>>
>>
>> David Fernando Saes
>> Departamento de Informática
>> Usina Colombo S/A
>> Fone: (17) 3576-9028 - Ramal: 9104
>> Celular: (17) 9719-6570
>> Fax: (17) 3576-9078
>> david at usinacolombo.com.br
>> www.acucarcaravelas.com.br
>>
>>
>>
>> -----Mensagem original-----
>> De: gter-bounces at eng.registro.br 
>> [mailto:gter-bounces at eng.registro.br] Em nome de Toledo, Luis Carlos 
>> Enviada em: sexta-feira, 20 de março de 2009 16:46
>> Para: 'Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes'
>> Assunto: [GTER] RES: RES: Problemas com a Telefonica
>>
>> Caso possua modem... Vc checou se há erros no modem?
>>
>>> Fazendo de minhas as palavras que o Éverton colocou na lista, não 
>>> custa nada perguntar, quais os modelos dos roteadores utilizados?
>>>
>>> Abraços,
>>>
>>> Marcelo Estanislau Geyer
>>> marcelo at standardnet.com.br
>>> Standard Net Tecnologia
>>> http://www.standardnet.com.br
>>> --
>>> PGP Key: ldap://keyserver.pgp.com - Key ID 0x5812DE5E
>>>
>>>
>>> David Saes - Usina Colombo S/A escreveu:
>>>> Marcelo este resultado não seria o normal, pois efetuei o comando 
>>>> justamente no horário da lentidão... Geralmente o 5º salto
>>> gira em torno de 20ms...
>>>> Não tem um horário específico, há dias que funciona
>>> normalmente... e
>>>> dias que horrível...
>>>> Já usei várias ferramentas... iperf, trace, SolardWinds,
>>> mrtg, etc...
>>>> A utilização do link não passa de 1MBps...
>>>>
>>>> Todos os links são Full...
>>>>
>>>> Obrigado,
>>>>
>>>>
>>>> David Fernando Saes
>>>> Departamento de Informática
>>>> Usina Colombo S/A
>>>> Fone: (17) 3576-9028 - Ramal: 9104
>>>> Celular: (17) 9719-6570
>>>> Fax: (17) 3576-9078
>>>> david at usinacolombo.com.br
>>>> www.acucarcaravelas.com.br
>>>>
>>>>
>>>>
>>>> -----Mensagem original-----
>>>> De: gter-bounces at eng.registro.br
>>> [mailto:gter-bounces at eng.registro.br]
>>>> Em nome de Marcelo Estanislau Enviada em: sexta-feira, 20
>>> de março de
>>>> 2009 11:34
>>>> Para: Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes
>>>> Assunto: Re: [GTER] Problemas com a Telefonica
>>>>
>>>> Está me parecendo bem normal o resultado do seu traceroute.
>>>> Há horários em que isto ocorre? Já rodou ferramentas de
>>> diagnóstico de
>>>> rede para ver se não há algum problema com a sua rede?
>>> Gargalo por uso
>>>> abusivo? Qual o upstream das unidades? É Full?
>>>>
>>>> Abraços
>>>>
>>>> Marcelo Estanislau Geyer
>>>> marcelo at standardnet.com.br
>>>> Standard Net Tecnologia
>>>> http://www.standardnet.com.br
>>>> --
>>>> PGP Key: ldap://keyserver.pgp.com - Key ID 0x5812DE5E
>>>>
>>>>
>>>> David Saes - Usina Colombo S/A escreveu:
>>>>> Pessoal bom dia.
>>>>>
>>>>>
>>>>>
>>>>>             Tenho o seguinte cenário contratado com a Telefônica:
>>>>>
>>>>>
>>>>>
>>>>>             2 links de 2 Mbps cada (Multilink PPP (4Mbps total)) 
>>>>> na
>>>> unidade
>>>>> 1
>>>>>
>>>>>             1 link de 2 Mbps (PPP) na unidade 2
>>>>>
>>>>>             1 link de 2 Mbps (PPP) na unidade 3
>>>>>
>>>>>
>>>>>
>>>>> O meu problema é que há mais de 1 ano tenho lentidão entre
>>> a unidade
>>>>> 1 e unidade 2.
>>>>>
>>>>> Segue um tracert realizado hoje (20/03):
>>>>>
>>>>>
>>>>>
>>>>> C:\Documents and Settings\david>tracert 172.x.x.xxx
>>>>>
>>>>>
>>>>>
>>>>> Rastreando a rota para xxxx.xxxx.usinacolombo.com.br [172.x.x.xxx]
>>>>>
>>>>>
>>>>>
>>>>> com no máximo 30 saltos:
>>>>>
>>>>>
>>>>>
>>>>>   1     1 ms    <1 ms    <1 ms  172.16.y.y
>>>>>
>>>>>   2    <1 ms    <1 ms    <1 ms  172.z.z.z
>>>>>
>>>>>   3    17 ms    12 ms    12 ms
>>> 189-57-xx-xx.customer.tdatabrasil.net.br
>>>>> [189.57.xx.xx]
>>>>>
>>>>>   4    15 ms    21 ms    15 ms
>>> 189-57-xx-xx.customer.tdatabrasil.net.br
>>>>> [189.57.xx.xx]
>>>>>
>>>>>   5   287 ms   284 ms   282 ms  xxxx.xxxx.usinacolombo.com.br
>>>> [172.x.x.xxx]
>>>>> Rastreamento concluído.
>>>>>
>>>>>
>>>>>
>>>>> Já abri vários chamados na Telefônica (0800), já vieram vários 
>>>>> técnicos no local, mas eles dizem que o roteador é nosso então não 
>>>>> conseguem verificar
>>>> o
>>>>> problema....
>>>>>
>>>>> Já abri chamado também na Focus da Anatel, mas a Telefônica 
>>>>> simplesmente encerra o chamado, dizendo que entraram em
>>> contato e o
>>>>> problema já foi resolvido.
>>>>>
>>>>>
>>>>>
>>>>> Gostaria de saber com vcs a quem eu posso recorrer, pois
>>> já falei com
>>>> vários
>>>>> gerentes da Telefônica, vários técnicos, engenheiros, e etc... mas 
>>>>> ninguém resolve...
>>>>>
>>>>>
>>>>>
>>>>> Vcs sabem nesse caso se existe algum órgão que eu possa reclamar?
>>>>>
>>>>>
>>>>>
>>>>> Se há alguém na Telefônica que possa me ajudar?
>>>>>
>>>>>
>>>>>
>>>>> Muito obrigado,
>>>>>
>>>>>
>>>>>
>>>>> David Fernando Saes
>>>>>
>>>>> Departamento de Informática
>>>>>
>>>>> Usina Colombo S/A
>>>>>
>>>>> Fone: (17) 3576-9028 - Ramal: 9104
>>>>>
>>>>> Celular: (17) 9719-6570
>>>>>
>>>>> Fax: (17) 3576-9078
>>>>>
>>>>>  <mailto:david at usinacolombo.com.br> david at usinacolombo.com.br
>>>>>
>>>>>  <http://www.acucarcaravelas.com.br/> www.acucarcaravelas.com.br
>>>>>
>>>>>
>>>>>
>>>>>
>>>>>
>>>>>
>>>>> <font style="color:green; font-size:12px; font-family:Verdana;">Se 
>>>>> for
>>>> imprimir, pense em seu compromisso com o Meio Ambiente e o 
>>>> comprometimento com os custos.</font>
>>>>> --
>>>>> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>>>>>
>>>> --
>>>> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>>>>
>>>> <font style="color:green; font-size:12px;
>>> font-family:Verdana;">Se for
>>>> imprimir, pense em seu compromisso com o Meio Ambiente e o 
>>>> comprometimento com os custos.</font>
>>>>
>>>>
>>>> <font style="color:green; font-size:12px;
>>> font-family:Verdana;">Se for
>>>> imprimir, pense em seu compromisso com o Meio Ambiente e o 
>>>> comprometimento com os custos.</font>
>>>> --
>>>> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>>>>
>>> --
>>> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>> --
>> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>>
>> <font style="color:green; font-size:12px; font-family:Verdana;">Se 
>> for imprimir, pense em seu compromisso com o Meio Ambiente e o 
>> comprometimento com os custos.</font>
>>
>>
>> <font style="color:green; font-size:12px; font-family:Verdana;">Se 
>> for imprimir, pense em seu compromisso com o Meio Ambiente e o 
>> comprometimento
> 
>> com os custos.</font>
>> --
>> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter 
> 
> --
> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
> 
> <font style="color:green; font-size:12px; font-family:Verdana;">Se for 
> imprimir, pense em seu compromisso com o Meio Ambiente e o 
> comprometimento com os custos.</font>
> 
> 
> <font style="color:green; font-size:12px; font-family:Verdana;">Se for 
> imprimir, pense em seu compromisso com o Meio Ambiente e o 
> comprometimento com os custos.</font>
> --
> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter

--
gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
Nenhum vírus encontrado nessa mensagem recebida.
Verificado por AVG - www.avgbrasil.com.br
Versão: 8.0.238 / Banco de dados de vírus: 270.11.21/2014 - Data de
Lançamento: 03/20/09 06:59:00




More information about the gter mailing list