[GTER] RES: RES: RES: RES: Problemas com a Telefonica
Julio Arruda
jarruda-gter at jarruda.com
Fri Mar 20 17:39:15 -03 2009
David Saes - Usina Colombo S/A wrote:
> Eduardo, os roteadores não estão com erros...
>
> O CRC ta zerado...
Aumento de latencia, nao era para ser causado por erros nos PPP em um
ping por exemplo, pois ou voce perde o pacote ou nao perde (no ping), se
fosse X.25 ainda va la :-). Poderia ser conseguencia de CRC, SE outro
trafego estivesse competindo.
Aumento de latencia em links ponto a ponto geralmente e' queueing, isto
e', tem gente na fila. Como diria jack o estripador voce tem que ir por
partes, para ver aonde tem um gargalo.
No momento de aumento de latencia, voce ja verificou a utilizacao do seu
link ? Voce falou que a utilizacao e' de 1Mbps, mas nao chegou a ser
especifico se durante o momento, voce chegou por exemplo, a capturar
todo o trafego no link ?
Assumo tambem que a utizacao de CPU nos routers nao esta grande ?
Excluindo tudo isto, passa a valer a maxima, 'o meu lado do barco nao
esta afundando', e passar para o seu suporte na telco, que o problema
nao esta do seu lado.
PS: MLPPP, uma curiosidade, voce faz fragmentacao ou algo assim ?
Geralmente isto da uma paulada na CPU do router...
> []s,
>
>
> David Fernando Saes
> Departamento de Informática
> Usina Colombo S/A
> Fone: (17) 3576-9028 - Ramal: 9104
> Celular: (17) 9719-6570
> Fax: (17) 3576-9078
> david at usinacolombo.com.br
> www.acucarcaravelas.com.br
>
>
>
> -----Mensagem original-----
> De: gter-bounces at eng.registro.br [mailto:gter-bounces at eng.registro.br] Em
> nome de Eduardo Schoedler
> Enviada em: sexta-feira, 20 de março de 2009 17:02
> Para: Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes
> Assunto: Re: [GTER] RES: RES: RES: Problemas com a Telefonica
>
> Verifique a interface serial do Cisco, se está com erros de CRC.
>
> Abraço,
> Eduardo.
>
>
> --------------------------------------------------
> From: "David Saes - Usina Colombo S/A" <david at usinacolombo.com.br>
> Sent: Friday, March 20, 2009 4:55 PM
> To: "'Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes'"
> <gter at eng.registro.br>
> Subject: [GTER] RES: RES: RES: Problemas com a Telefonica
>
>> Sim possuo modem (segundo a Telefônica, o modem não está implementando
>> erros). Existe alguma forma de eu mesmo checar?
>>
>> Nos roteadores também não está implementando erros.
>>
>>
>> David Fernando Saes
>> Departamento de Informática
>> Usina Colombo S/A
>> Fone: (17) 3576-9028 - Ramal: 9104
>> Celular: (17) 9719-6570
>> Fax: (17) 3576-9078
>> david at usinacolombo.com.br
>> www.acucarcaravelas.com.br
>>
>>
>>
>> -----Mensagem original-----
>> De: gter-bounces at eng.registro.br [mailto:gter-bounces at eng.registro.br] Em
>> nome de Toledo, Luis Carlos
>> Enviada em: sexta-feira, 20 de março de 2009 16:46
>> Para: 'Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes'
>> Assunto: [GTER] RES: RES: Problemas com a Telefonica
>>
>> Caso possua modem... Vc checou se há erros no modem?
>>
>>> Fazendo de minhas as palavras que o Éverton colocou na lista,
>>> não custa nada perguntar, quais os modelos dos roteadores utilizados?
>>>
>>> Abraços,
>>>
>>> Marcelo Estanislau Geyer
>>> marcelo at standardnet.com.br
>>> Standard Net Tecnologia
>>> http://www.standardnet.com.br
>>> --
>>> PGP Key: ldap://keyserver.pgp.com - Key ID 0x5812DE5E
>>>
>>>
>>> David Saes - Usina Colombo S/A escreveu:
>>>> Marcelo este resultado não seria o normal, pois efetuei o comando
>>>> justamente no horário da lentidão... Geralmente o 5º salto
>>> gira em torno de 20ms...
>>>> Não tem um horário específico, há dias que funciona
>>> normalmente... e
>>>> dias que horrível...
>>>> Já usei várias ferramentas... iperf, trace, SolardWinds,
>>> mrtg, etc...
>>>> A utilização do link não passa de 1MBps...
>>>>
>>>> Todos os links são Full...
>>>>
>>>> Obrigado,
>>>>
>>>>
>>>> David Fernando Saes
>>>> Departamento de Informática
>>>> Usina Colombo S/A
>>>> Fone: (17) 3576-9028 - Ramal: 9104
>>>> Celular: (17) 9719-6570
>>>> Fax: (17) 3576-9078
>>>> david at usinacolombo.com.br
>>>> www.acucarcaravelas.com.br
>>>>
>>>>
>>>>
>>>> -----Mensagem original-----
>>>> De: gter-bounces at eng.registro.br
>>> [mailto:gter-bounces at eng.registro.br]
>>>> Em nome de Marcelo Estanislau Enviada em: sexta-feira, 20
>>> de março de
>>>> 2009 11:34
>>>> Para: Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes
>>>> Assunto: Re: [GTER] Problemas com a Telefonica
>>>>
>>>> Está me parecendo bem normal o resultado do seu traceroute.
>>>> Há horários em que isto ocorre? Já rodou ferramentas de
>>> diagnóstico de
>>>> rede para ver se não há algum problema com a sua rede?
>>> Gargalo por uso
>>>> abusivo? Qual o upstream das unidades? É Full?
>>>>
>>>> Abraços
>>>>
>>>> Marcelo Estanislau Geyer
>>>> marcelo at standardnet.com.br
>>>> Standard Net Tecnologia
>>>> http://www.standardnet.com.br
>>>> --
>>>> PGP Key: ldap://keyserver.pgp.com - Key ID 0x5812DE5E
>>>>
>>>>
>>>> David Saes - Usina Colombo S/A escreveu:
>>>>> Pessoal bom dia.
>>>>>
>>>>>
>>>>>
>>>>> Tenho o seguinte cenário contratado com a Telefônica:
>>>>>
>>>>>
>>>>>
>>>>> 2 links de 2 Mbps cada (Multilink PPP (4Mbps total)) na
>>>> unidade
>>>>> 1
>>>>>
>>>>> 1 link de 2 Mbps (PPP) na unidade 2
>>>>>
>>>>> 1 link de 2 Mbps (PPP) na unidade 3
>>>>>
>>>>>
>>>>>
>>>>> O meu problema é que há mais de 1 ano tenho lentidão entre
>>> a unidade
>>>>> 1 e unidade 2.
>>>>>
>>>>> Segue um tracert realizado hoje (20/03):
>>>>>
>>>>>
>>>>>
>>>>> C:\Documents and Settings\david>tracert 172.x.x.xxx
>>>>>
>>>>>
>>>>>
>>>>> Rastreando a rota para xxxx.xxxx.usinacolombo.com.br [172.x.x.xxx]
>>>>>
>>>>>
>>>>>
>>>>> com no máximo 30 saltos:
>>>>>
>>>>>
>>>>>
>>>>> 1 1 ms <1 ms <1 ms 172.16.y.y
>>>>>
>>>>> 2 <1 ms <1 ms <1 ms 172.z.z.z
>>>>>
>>>>> 3 17 ms 12 ms 12 ms
>>> 189-57-xx-xx.customer.tdatabrasil.net.br
>>>>> [189.57.xx.xx]
>>>>>
>>>>> 4 15 ms 21 ms 15 ms
>>> 189-57-xx-xx.customer.tdatabrasil.net.br
>>>>> [189.57.xx.xx]
>>>>>
>>>>> 5 287 ms 284 ms 282 ms xxxx.xxxx.usinacolombo.com.br
>>>> [172.x.x.xxx]
>>>>> Rastreamento concluído.
>>>>>
>>>>>
>>>>>
>>>>> Já abri vários chamados na Telefônica (0800), já vieram vários
>>>>> técnicos no local, mas eles dizem que o roteador é nosso então não
>>>>> conseguem verificar
>>>> o
>>>>> problema....
>>>>>
>>>>> Já abri chamado também na Focus da Anatel, mas a Telefônica
>>>>> simplesmente encerra o chamado, dizendo que entraram em
>>> contato e o
>>>>> problema já foi resolvido.
>>>>>
>>>>>
>>>>>
>>>>> Gostaria de saber com vcs a quem eu posso recorrer, pois
>>> já falei com
>>>> vários
>>>>> gerentes da Telefônica, vários técnicos, engenheiros, e etc... mas
>>>>> ninguém resolve...
>>>>>
>>>>>
>>>>>
>>>>> Vcs sabem nesse caso se existe algum órgão que eu possa reclamar?
>>>>>
>>>>>
>>>>>
>>>>> Se há alguém na Telefônica que possa me ajudar?
>>>>>
>>>>>
>>>>>
>>>>> Muito obrigado,
>>>>>
>>>>>
>>>>>
>>>>> David Fernando Saes
>>>>>
>>>>> Departamento de Informática
>>>>>
>>>>> Usina Colombo S/A
>>>>>
>>>>> Fone: (17) 3576-9028 - Ramal: 9104
>>>>>
>>>>> Celular: (17) 9719-6570
>>>>>
>>>>> Fax: (17) 3576-9078
>>>>>
>>>>> <mailto:david at usinacolombo.com.br> david at usinacolombo.com.br
>>>>>
>>>>> <http://www.acucarcaravelas.com.br/> www.acucarcaravelas.com.br
>>>>>
>>>>>
>>>>>
>>>>>
>>>>>
>>>>>
>>>>> <font style="color:green; font-size:12px; font-family:Verdana;">Se
>>>>> for
>>>> imprimir, pense em seu compromisso com o Meio Ambiente e o
>>>> comprometimento com os custos.</font>
>>>>> --
>>>>> gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>>>>>
>>>> --
>>>> gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>>>>
>>>> <font style="color:green; font-size:12px;
>>> font-family:Verdana;">Se for
>>>> imprimir, pense em seu compromisso com o Meio Ambiente e o
>>>> comprometimento com os custos.</font>
>>>>
>>>>
>>>> <font style="color:green; font-size:12px;
>>> font-family:Verdana;">Se for
>>>> imprimir, pense em seu compromisso com o Meio Ambiente e o
>>>> comprometimento com os custos.</font>
>>>> --
>>>> gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>>>>
>>> --
>>> gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>> --
>> gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>>
>> <font style="color:green; font-size:12px; font-family:Verdana;">Se for
>> imprimir, pense em seu compromisso com o Meio Ambiente e o comprometimento
>> com os custos.</font>
>>
>>
>> <font style="color:green; font-size:12px; font-family:Verdana;">Se for
>> imprimir, pense em seu compromisso com o Meio Ambiente e o comprometimento
>
>> com os custos.</font>
>> --
>> gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>
> --
> gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>
> <font style="color:green; font-size:12px; font-family:Verdana;">Se for
> imprimir, pense em seu compromisso com o Meio Ambiente e o comprometimento
> com os custos.</font>
>
>
> <font style="color:green; font-size:12px; font-family:Verdana;">Se for imprimir, pense em seu compromisso com o Meio Ambiente e o comprometimento com os custos.</font>
> --
> gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
More information about the gter
mailing list