[GTER] Problemas com a Telefonica

Everton Diniz notrevebr at gmail.com
Fri Mar 20 14:54:01 -03 2009


David,

1- Ler o contrato e verificar o que foi contratado. Isto cheira a
serviço vpn/mpls e que provavelmente foi contratado com classes de
serviço.
2- Saber qual aplicação está com lentidão, verificar em qual classe de
serviço ela se encontra e verificar se não há saturação desta classe
de serviço.
3- Verificar se este link não está com alta utilização.
4- Se estiver falando somente da latencia alta. Depois que leu o
contrato, verificar se a latencia deste link está dentro do
contratado. Se estiver, não tem nada a fazer, se não estiver, use o
contrato para fazer ficar.
Partindo da premissa básica que seu ambiente já foi verificado e não
foi encontrado anomalias, abra o chamado na telefonica, não permita o
encerramento e cobre o gerente da conta pra dar a solução, recorra a
sua lista de escalonamento que a telefonica te oferece, se não
ofereceu, peça a oseu gerente de contas esta lista. Com o chamado
aberto, vc vai solicitar o desconto de acordo com SLA contratado. Não
aceite encerramento com argumento de que se eles não podem acessar o
roteador não conseguem identificar, mas lembre, não aceite somente se
seu ambiente estiver devidamente verificado e sem erros de
configuração, pois a telefonica pode ter razao e a causa do seu
problema é configuração de QOS errada no seu ambiente.





Att,
Everton


2009/3/20 David Saes - Usina Colombo S/A <david at usinacolombo.com.br>:
> Pessoal bom dia.
>
>
>
>            Tenho o seguinte cenário contratado com a Telefônica:
>
>
>
>            2 links de 2 Mbps cada (Multilink PPP (4Mbps total)) na unidade
> 1
>
>            1 link de 2 Mbps (PPP) na unidade 2
>
>            1 link de 2 Mbps (PPP) na unidade 3
>
>
>
> O meu problema é que há mais de 1 ano tenho lentidão entre a unidade 1 e
> unidade 2.
>
> Segue um tracert realizado hoje (20/03):
>
>
>
> C:\Documents and Settings\david>tracert 172.x.x.xxx
>
>
>
> Rastreando a rota para xxxx.xxxx.usinacolombo.com.br [172.x.x.xxx]
>
>
>
> com no máximo 30 saltos:
>
>
>
>  1     1 ms    <1 ms    <1 ms  172.16.y.y
>
>  2    <1 ms    <1 ms    <1 ms  172.z.z.z
>
>  3    17 ms    12 ms    12 ms  189-57-xx-xx.customer.tdatabrasil.net.br
> [189.57.xx.xx]
>
>  4    15 ms    21 ms    15 ms  189-57-xx-xx.customer.tdatabrasil.net.br
> [189.57.xx.xx]
>
>  5   287 ms   284 ms   282 ms  xxxx.xxxx.usinacolombo.com.br [172.x.x.xxx]
>
> Rastreamento concluído.
>
>
>
> Já abri vários chamados na Telefônica (0800), já vieram vários técnicos no
> local, mas eles dizem que o roteador é nosso então não conseguem verificar o
> problema....
>
> Já abri chamado também na Focus da Anatel, mas a Telefônica simplesmente
> encerra o chamado, dizendo que entraram em contato e o problema já foi
> resolvido.
>
>
>
> Gostaria de saber com vcs a quem eu posso recorrer, pois já falei com vários
> gerentes da Telefônica, vários técnicos, engenheiros, e etc... mas ninguém
> resolve...
>
>
>
> Vcs sabem nesse caso se existe algum órgão que eu possa reclamar?
>
>
>
> Se há alguém na Telefônica que possa me ajudar?
>
>
>
> Muito obrigado,
>
>
>
> David Fernando Saes
>
> Departamento de Informática
>
> Usina Colombo S/A
>
> Fone: (17) 3576-9028 - Ramal: 9104
>
> Celular: (17) 9719-6570
>
> Fax: (17) 3576-9078
>
>  <mailto:david at usinacolombo.com.br> david at usinacolombo.com.br
>
>  <http://www.acucarcaravelas.com.br/> www.acucarcaravelas.com.br
>
>
>
>
>
>
> <font style="color:green; font-size:12px; font-family:Verdana;">Se for imprimir, pense em seu compromisso com o Meio Ambiente e o comprometimento com os custos.</font>
> --
> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>



More information about the gter mailing list