[GTER] RES: Cache de BitTorrent

Fabrício Cabral fabriciofx at gmail.com
Fri Jun 26 10:42:02 -03 2009

2009/6/25 Provedor Bogus <provedorbogus at gmail.com>:
> O problema não são os boxes. As máquinas são baratas, tanto a máquina de
> cache quanto a máquina
> de conteúdo podem ser máquinas modestas. Nós compramos uma máquina de
> conteúdo (Dell MD1000 +
> PowerEdge) mais potente porque esperávamos uma demanda diferente da que
> tivemos, mas, ela foi
> hiperdimensionada.

A questão do custo da solução ser alto é devido a necessidade de manutenção
(atualização) constante do equipamento (software), que infelizmente, é
necessária.

> O grande problema da solução é o volume de tráfego, que precisa ser
> significativo.
> Quanto maior o tráfego, maior o hit ratio.
> Um provedor que tenha 50 mbps de tráfego Torrent não conseguirá mais que 2%
> de hit ratio. :-(

Concordo que com quanto maior o tráfego, maior o hit ratio, mas ainda
acho essa sua
taxa de 2% *muito* pouco. Enquanto você não detalhar o funcionamento
do seu sistema
de cache, não poderemos opinar melhor sobre a razão de tão baixo hit rate.

> Eu esperava que o interesse dos provedores fosse até maior. Pouca gente me
> escreveu, talvez pela
> situação de termos facilidade no PTT da Terremark ao invés do PTT-Metro,
> mas, se a idéia dos PTT-R
> comecasse a virar realidade, isso seria com toda certeza, um grande
> diferencial para o backbone brasileiro.

Eu acho que a falta de interesse seja por diversos motivos: custos da solução,
falta de know-how sobre funcionamento/manutenção da solução e falta de um
bom representante no brasil...

[]´s

--fx