[GTER] MTU x Telefonica

Giovane Heleno webgeo at gmail.com
Wed Jun 17 15:00:48 -03 2009


Olá Victor,

Seu sobrenome não me é estranho. Nos conhecemos de outras listas? rss...

Seguinte... já passei por esse problema.
Se por telnet na porta 110 você consegue normalmente, mas pelo outlook
não, faça este teste se for outlook express...

Verifique se o codigo de erro é 0x800CCC0F, se for, vá para a pasta de
dados do outlook e localize o arquivo Pop3uidl.dbx.
Feche o outlook e renomeie ou delete-o. O outlook criará um novo ao
abrir novamente e fará a conexão com sucesso.

Este arquivo o Outlook utiliza para controlar as conexões POP3. O erro
ocorre quando o Outlook ou alguma instabilidade na coenxão faz com que
o arquivo fique corrompido.

Se o código do erro for outro, informe pra gente tentar descobrir.

E se manualmente também teve problemas ao baixar uma mensagem
específica, verifique se esta mensagem não está corrompida no
servidor. Tente apagá-la pelo webmail. Já utilizei um servidor de
email que dava estes sintomas (hmailserver).

Abraços,

Giovane Heleno
Wideway do Brasil Ltda.
www.wideway.com.br


2009/6/16 Victor Benincasa <vbenincasa.listas at gmail.com>:
> Mesmo problema aqui com um cliente, que não consegue receber e-mails,
> entretanto,
> consegue acessar outros serviços nossos normalmente (http, smtp, etc).
>
> Fizemos vários testes através da rede do cliente, inclusive simulamos uma
> conexão
> manual ao servidor pop [1], e a conexão é realizada normalmente
> (autenticação e
> listagem de mensagens [2]), mas a comunicação para após a tentativa de
> baixar
> qualquer mensagem [3]. Verificando os logs do outlook, a conexão para no
> mesmo
> ponto, aí ele mostra a mensagem "timeout - o servidor não respondeu em x
> segundos..."
>
> Eliminamos qualquer interferência possível (firewall, roteador, modem, etc).
> Tentamos
> também conexão através de porta alternativa (995), usando SSL inclusive, mas
> o
> problema persiste, restou mesmo algum problema ou filtro da Telecômica.
>
> Sugerimos ao cliente ligar para eles e solicitar uma troca de IP para ver se
> ajuda
> (o IP dele é fixo), só que até para isso o suporte deles dá canseira!
>
> [1] telnet host 110
> [2] comandos USER / PASS e LIST
> [3] comando RETR msg
>
> --
> Victor Benincasa
> http://netbit.com.br
>
>
> ----- Original Message ----- From: "Leandro Keffer" <keffer666 at gmail.com>
> To: "Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes"
> <gter at eng.registro.br>
> Sent: Tuesday, June 16, 2009 12:03 AM
> Subject: Re: [GTER] MTU x Telefonica
>
>
> Amigo, tenho o mesmo problema em um cliente .... problema com porta 110 no
> link telefonica, a qual alega nao ter nenhuma problema
> O que fiz foi trocar por outro ip da faixa dela e resolveu aparentemente,
> mas demorou até eles sugerirem esta idéia, porem não sei o que ocorre,
> tentarei em um horario idle da empresa para muar o mtu e fazer o teste com o
> ip anterior que ocorria o problema
>
>
> 2009/6/15 Felipe Rayel <rayel at fertimitsui.com.br>
>
>>
>> Será que alguem aqui está tendo o mesmo problema que eu?
>> Faz um semana que usuários na rede telefônica não conseguem baixar e-mail
>> ou acessar o site do meu servidor. O outlook começa a baixar os e-mails e
>> trava. Igual como se o MTU não estivesse correto. Ja pedi para realizarem
>> o
>> teste com o telnet na porta 110 e ocorre o mesmo problema.
>>
>> O mais estranho é que notei que isso ocorre apenas em conexões TCP. O voip
>> que é via UDP funciona normalmente.
>>
>> Já tentamos ligar na telefonica, só que o checklist padrão dos atendentes
>> não detecta este problema, pois eles conseguem navegar normalmente. O
>> problema só ocorre com o meu servidor. Já descartei a hipótese de ser
>> problema aqui, pois os demais clientes na BRtelecom, etc,  não tem tido
>> este
>> problema.
>>
>> Para fazer um teste, eu modifquei o MTU  de um cliente e deixei fixo em
>> 1350.. Curiosamente passou a funcionar tudo.
>>
>> Alguem sabe como posso solucionar isso ou tentar entrar em contato com a
>> Telefonica? Visto que pelo 0800 não consegui.
>>
>> Segue um traceroute de um cliente até o meu servidor
>>
>> 1  192.168.254.254 (192.168.254.254)  0.334 ms  0.290 ms  0.278 ms
>> 2  192.168.32.1 (192.168.32.1)  51.917 ms  30.002 ms  30.801 ms
>> 3  201-0-4-65.dsl.telesp.net.br (201.0.4.65)  29.254 ms * *
>> 4  pos13-3-vlm-sp-rotb-01.telemar.net.br (200.187.130.25)  200.104 ms
>>  211.082 ms  208.803 ms
>> 5  200.223.44.1 (200.223.44.1)  197.610 ms  203.722 ms  201.464 ms
>> 6  pos3-0-0-vlm-sp-rotn-h01.telemar.net.br (201.18.246.6)  208.188 ms
>>  207.880 ms  208.880 ms
>> 7  pos4-0-0-vlo-sp-rotn-h01.telemar.net.br (201.18.249.106)  209.118 ms
>>  210.797 ms  212.841 ms
>> 8  pos5-0-0-mpi-mg-rotn-h01.telemar.net.br (201.18.246.58)  184.772 ms
>>  187.203 ms  193.537 ms
>> 9  gigabitethernet1-0-0-mpi-mg-rotd-h01.telemar.net.br (201.18.252.110)
>>  183.577 ms  211.051 ms  182.280 ms
>> 10  gigabitethernet0-0-0-mpi-mg-rota-h01.telemar.net.br (201.18.251.196)
>>  178.779 ms  181.512 ms  179.809 ms
>> 11  20118020002.host.telemar.net.br (201.18.20.2)  224.655 ms  312.999 ms
>>  308.261 ms
>> 12  gelo.fertimitsui.com.br (201.18.21.3)  209.396 ms  199.956 ms  201.248
>> ms
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