[GTER] roteador de borda

Gustavo Santos gustkiller at gmail.com
Sat Jun 6 23:06:22 -03 2009

2009/6/6 Marconi Pereira <marconipp at hotmail.com>

> Opa Bruno, valeu pela dica!Eu acompanho a lista há um tempo e ainda não vi
> threads esculhambando o mikrotik. Pelo visto é um equipamento bastante
> confiável e utilizado em instalações críticas. Poderíamos afirmar, nesse
> caso, que Microtik tem o mesmo nível de confiabilidade que um cisco?
> trabalhei muitos anos com cisco e eu sempre dormi em paz.
> Sendo bem minimalista, a curva de aprendizado, instalação, manutenção,
> suporte e upgrade (ROI, pra ser mais prático) do Mikrotik é menor ou maior
> que o equipamento Cisco sugerido por você?
> []sM.

Me intrometendo um pouco já que a pergunta foi direcionada, mas não custa
nada postar experiências.

Você tendo os fundamentos de rede bem fixados , a curva de aprendizado é bem
rápida para comecar a usar. Uma coisa que tem que se tomar cuidado é que
muita gente acha que por ter uma interface gráfica bastante amigavel é mais
fácil fazer besteira do que em um Cisco devido a so clicar para fazer
praticamente tudo ou acabar com tudo:) ( Coisa que em um cisco se vc não
tiver ideia do comando você não consegue nem executa-lo.)

O ROI é excelente , quanto custaria um Cisco para o no nosso caso com
praticamente mais de 350mbits de tráfego agregado de "internet" O uptime só
é zerado quando existe algum upgrade importante com novas funcionalidades (
A ultima versão por exemplo liberou estatisticas de erro de interfaces e uma
correção importante para que usa mais de 1 processador/núcleo).

O grande segredo não so do mikrotik como dos outros roteadores baseados em
software a principio é a escolha do hardware que vai rodar, escolhendo um
hardware confiavel e para os que realmente querem que "Dormir" o custo de 2
em redundância sai mais em conta e ao meu ver chega a ser tão confiavel
quanto um cisco que custa dezenas de vezes mais.