[GTER] roteador de borda

Bruno at Openline.com.br Bruno at Openline.com.br
Sat Jun 6 23:17:50 -03 2009

Olá

O STM-1 que citou vai receber em ethernet ou em ATM? Se for ATM
essa discussão sobre mikrotik/linux/freebsd se torna inócua...

--- Marconi Pereira <marconipp at hotmail.com> escreveu:
> Opa Bruno, valeu pela dica! Eu acompanho a lista há um tempo e ainda não vi
threads esculhambando o mikrotik.

ihhh esse é o tipo de afirmação que pode gerar um flame war :~)

> Pelo visto é um equipamento bastante confiável e utilizado em instalações
críticas. Poderíamos afirmar, nesse caso, que Microtik tem o mesmo nível de
confiabilidade que um cisco?

Eu não falei isso, a essa conclusão você chegou sozinho!

> trabalhei muitos anos com cisco e eu sempre dormi em paz.

Considero que o mikrotik é uma solução que vale o preço que pede,
mas lembre-se que ninguém nunca foi demitido por comprar cisco,
ibm/dell/hp ou mico$oft... ainda mais em missão critica!!!

Mesmo quem usa mikrotik pesado reconhece algumas limitações (memória,
necessidade de rodar em PC se a carga "apertar", algumas versões
"muito beta" da série 3.x etc.) - aceita-se essas limitações em
função do fator custo e da disponibilidade de profissionais que
saibam como "contornar" alguns desses problemas

Obviamente o mikrotik tem melhorado a cada versão. E mesmo o IOS
apresenta bugs de tempos em tempos.

> Sendo bem minimalista, a curva de aprendizado, instalação, manutenção,
suporte e upgrade (ROI, pra ser mais prático) do Mikrotik é menor ou maior
que o equipamento Cisco sugerido por você?

O grupo de pessoas que usa mikrotik em missão critica a cada dia
tem aumentado, como pode acompanhar nos depoimentos aqui mesmo
na lista (você lembra do bug do AS de 32 bits que derrubou muitos
ciscos no mundo uns meses atrás? o causador foi um... mikrotik),
mas ainda existem muitos profissionais com CCNA da cisco disponiveis
no mercado, o que pode ser uma vantagem dependendo da cidade onde está

No caso do mikrotik não conheço nenhum curso avançado MESMO, você
vai ter que aprender quase que sozinho (como eu fiz aliás), testando
ou ainda nos fóruns estrangeiros (alguma lista sober mikrotik no
brasil? a masoch-l não me parece apropriada, mas posso estar enganado).
Isso pode ser um problema (mas também seria se escolher linux+quagga
ou freebsd+openbgp)

Esse é aliás O problema do juniper / junos. Quando estavamos
comparando um Juniper série J x um cisco 7200 x a rb1000 os fatores
curva de aprendizado e a limitação de número de profissionais
conhecedores do sistema em nossa região pesaram muito na decisão
(o custo também, obviamente)

Então vou inverter a pergunta: você tem grana para um cisco 7200
com processador NPH-1G? estamos falando de uns R$30 mil (usado) e
bem mais que isso (novo)... já a rb1000 custa R$2500 com nota
aqui mesmo no BR. e um ibm/dell/hp como o proliant já citado
custa por volta disso e pode rodar tanto freebsd quanto linux
(além do próprio mikrotik, caso resolva testar com ele)

> []sM.

[]s, !3runo Cabral