[GTER] e-learning IPv6 do NIC.br

Anderson Goulart globalx em gmail.com
Quarta Junho 3 21:54:00 BRT 2009


Olá Raul,

Com certeza a iniciativa é válida e importante, como coloquei. Só fiz
algumas colocações sobre metodologias de EAD, com intuito de contrubuir em
futuras criações de materiais. Apesar de ser introdutório, quanto mais
atrativo for o conteúdo, maior será o interesse dos implementadores de IPv6.


Abraços,
Global

2009/6/3 Raul Libório <rauhmaru em gmail.com>

> Global,
>
> Por pior que seja, ainda é uma iniciativa. O curso é introdutório, ou
> seja, não é com esse curso que o cara vai começar a utilizar IPv6.
> Melhoras vem com o decorrer do tempo(ou com a urgência da
> necessidade). IPv6 não é bicho de 7 cabeças, só é um pouco mais
> complicado do que achamos 'normal'(v4). Quem realmente tem necessidade
> de aprender vai ter de correr atrás de materiais mais didáticos e
> completos.
>
> Abraço!
>
> 2009/6/3 Anderson Goulart <globalx em gmail.com>:
> > Olá Antônio e demais,
> >
> > É uma ótima iniciativa do CGI.br e NIC.br, entretanto, gostaria que
> revissem
> > os modelos de e-learning considerados para este e outros cursos. Talvez
> eles
> > não sejam suficientes para alcançar o objetivo de vocês: disseminar o
> IPv6 e
> > incentivar a migração. Digo isso porque estamos conversando sobre o tema
> na
> > lista de EAD da Unicamp e alguns estudos já foram feitos sobre a
> capacidade
> > de aprendizado das pessoas. Vou reproduzir abaixo, um trecho de uma das
> > mensagens do professor Milton Sobreiro que resume a discussão:
> >
> > "Minha especialização em EAD concluí com um Estudo de
> > Caso intitulado"Teleaula: Uma outra face da Educomunicação", onde
> trabalho a
> > questão da Teleaula sem tirar os olhos em algumas teorias de fundamental
> > importância - Teoria Cognitiva, Teoria da Comunicação e Estilos de
> > Aprendizagem. Para que tivesse uma substância prática, afinal se tratava
> de
> > um Estudo de Caso, fiz uma pesquisa de campo com 100 acadêmicos de
> graduação
> > e pós-graduação lato-senso na modalidade EAD, afim de identificar seus
> > estilos de aprendizagem de maior predominância, onde obtive o seguinte
> > resultado: os estudantes com predominância sinestésica somavam 68%, os
> > visuais 25%, os que apresentavam um "empate técnico" entre visual e
> > sinestésico eram 4%, só então vinham os puramente auditivos com 2% e os
> > visuais auditivos com 1%.
> > O formato da Teleaula, produzidas com professores em plano americano,
> slides
> > estáticos, pouca movimentação, mudanças de entonações nas vozes ou BG
> > sonoro, onde este docente fala, apenas, e monotonamente, e para piorar a
> > situação deixam os slides muito pouco tempo no ar, para que o professor
> > continue como o detentor pleno do conhecimento, se aproxima à Educação
> > Bancária, repudiada por Paulo Freire, de competência pedagógica
> > indiscutível. Ele só atinge ao auditivo, que aprende com facilidade
> apenas
> > ouvindo, mas o visual, que precisa ver o objeto de aprendizado para fazer
> > suas analogias e mapas mentais, assim como o sinestésico que precisa
> > executar atividades, ver movimentações e entonações diferenciadas na voz,
> > ficam perdidos, dependendo de uma gravação da aula para que possam
> > reassistí-las assincronamente para parar, observar os slides, talvez
> > anotá-los, ou experimentá-los, reouvir algumas falas do docente, para só
> > então, tirar alguma coisa da aula... aí já perdeu a oportunidade de
> > interação ao vivo com aquele professor."
> >
> > Considerando o modelo proposto por vocês no curso de IPv6, um número
> pequeno
> > conseguirá absorver o conteúdo ou assistir até o fim. Minha opinião sobre
> o
> > que já assisti:
> >
> > - A pessoa que diz o texto parece não saber nada sobre o assunto. Ela
> tenta
> > dar ênfase em trechos das frases para parecer que sabe
> > - A voz é contínua, sem variações
> > - A pessoa não acrescenta nada além do que já está escrito. Porque não
> fazer
> > um manual ou cartilha então?
> > - A leitura é lenta, cansativa para o ouvinte
> > - Os detalhes visuais dos botões, menus, etc chamam mais atenção do que o
> > próprio material
> > - Não há como tirar dúvidas no modelo proposto (excluindo as listas como
> a
> > do GTER)
> > - Seria interessante ter comments abaixo da apresentação para troca de
> > idéias sobre o tema
> >
> > Bom, não sei se isso é relevante para o trabalho de vocês, mas fica
> > registrado como informação para quem desejar produzir novos cursos de
> EAD.
> >
> >
> > Abraços, global
> >
> > 2009/6/1 Antonio M. Moreiras <moreiras em nic.br>
> >
> >> Senhores,
> >>
> >> Dando continuidade às ações do CGI.br e NIC.br em favor do uso
> >> do IPv6 no Brasil, entrou hoje em funcionamento o site:
> >>
> >> http://curso.ipv6.br
> >>
> >> com nosso "Curso de Introdução ao IPv6" em formato e-learning.
> >>
> >> Esperamos que seja útil! Por gentileza, divulguem.
> >>
> >> Atenciosamente,
> >>
> >> --
> >> Antonio M. Moreiras
> >> moreiras em nic.br
> >> http://www.ceptro.br
> >>
> >> --
> >> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
> >>
> > --
> > gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
> >
>
>
>
> --
>
> Raul Libório
> http://rauhmaru.blogspot.com/
> rauhmarutsªhotmailºcom
> Linux user#4444581
>
> "The bug is on the table."
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>



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