[GTER] e-learning IPv6 do NIC.br

Raul Libório rauhmaru at gmail.com
Wed Jun 3 15:56:04 -03 2009


Global,

Por pior que seja, ainda é uma iniciativa. O curso é introdutório, ou
seja, não é com esse curso que o cara vai começar a utilizar IPv6.
Melhoras vem com o decorrer do tempo(ou com a urgência da
necessidade). IPv6 não é bicho de 7 cabeças, só é um pouco mais
complicado do que achamos 'normal'(v4). Quem realmente tem necessidade
de aprender vai ter de correr atrás de materiais mais didáticos e
completos.

Abraço!

2009/6/3 Anderson Goulart <globalx at gmail.com>:
> Olá Antônio e demais,
>
> É uma ótima iniciativa do CGI.br e NIC.br, entretanto, gostaria que revissem
> os modelos de e-learning considerados para este e outros cursos. Talvez eles
> não sejam suficientes para alcançar o objetivo de vocês: disseminar o IPv6 e
> incentivar a migração. Digo isso porque estamos conversando sobre o tema na
> lista de EAD da Unicamp e alguns estudos já foram feitos sobre a capacidade
> de aprendizado das pessoas. Vou reproduzir abaixo, um trecho de uma das
> mensagens do professor Milton Sobreiro que resume a discussão:
>
> "Minha especialização em EAD concluí com um Estudo de
> Caso intitulado"Teleaula: Uma outra face da Educomunicação", onde trabalho a
> questão da Teleaula sem tirar os olhos em algumas teorias de fundamental
> importância - Teoria Cognitiva, Teoria da Comunicação e Estilos de
> Aprendizagem. Para que tivesse uma substância prática, afinal se tratava de
> um Estudo de Caso, fiz uma pesquisa de campo com 100 acadêmicos de graduação
> e pós-graduação lato-senso na modalidade EAD, afim de identificar seus
> estilos de aprendizagem de maior predominância, onde obtive o seguinte
> resultado: os estudantes com predominância sinestésica somavam 68%, os
> visuais 25%, os que apresentavam um "empate técnico" entre visual e
> sinestésico eram 4%, só então vinham os puramente auditivos com 2% e os
> visuais auditivos com 1%.
> O formato da Teleaula, produzidas com professores em plano americano, slides
> estáticos, pouca movimentação, mudanças de entonações nas vozes ou BG
> sonoro, onde este docente fala, apenas, e monotonamente, e para piorar a
> situação deixam os slides muito pouco tempo no ar, para que o professor
> continue como o detentor pleno do conhecimento, se aproxima à Educação
> Bancária, repudiada por Paulo Freire, de competência pedagógica
> indiscutível. Ele só atinge ao auditivo, que aprende com facilidade apenas
> ouvindo, mas o visual, que precisa ver o objeto de aprendizado para fazer
> suas analogias e mapas mentais, assim como o sinestésico que precisa
> executar atividades, ver movimentações e entonações diferenciadas na voz,
> ficam perdidos, dependendo de uma gravação da aula para que possam
> reassistí-las assincronamente para parar, observar os slides, talvez
> anotá-los, ou experimentá-los, reouvir algumas falas do docente, para só
> então, tirar alguma coisa da aula... aí já perdeu a oportunidade de
> interação ao vivo com aquele professor."
>
> Considerando o modelo proposto por vocês no curso de IPv6, um número pequeno
> conseguirá absorver o conteúdo ou assistir até o fim. Minha opinião sobre o
> que já assisti:
>
> - A pessoa que diz o texto parece não saber nada sobre o assunto. Ela tenta
> dar ênfase em trechos das frases para parecer que sabe
> - A voz é contínua, sem variações
> - A pessoa não acrescenta nada além do que já está escrito. Porque não fazer
> um manual ou cartilha então?
> - A leitura é lenta, cansativa para o ouvinte
> - Os detalhes visuais dos botões, menus, etc chamam mais atenção do que o
> próprio material
> - Não há como tirar dúvidas no modelo proposto (excluindo as listas como a
> do GTER)
> - Seria interessante ter comments abaixo da apresentação para troca de
> idéias sobre o tema
>
> Bom, não sei se isso é relevante para o trabalho de vocês, mas fica
> registrado como informação para quem desejar produzir novos cursos de EAD.
>
>
> Abraços, global
>
> 2009/6/1 Antonio M. Moreiras <moreiras at nic.br>
>
>> Senhores,
>>
>> Dando continuidade às ações do CGI.br e NIC.br em favor do uso
>> do IPv6 no Brasil, entrou hoje em funcionamento o site:
>>
>> http://curso.ipv6.br
>>
>> com nosso "Curso de Introdução ao IPv6" em formato e-learning.
>>
>> Esperamos que seja útil! Por gentileza, divulguem.
>>
>> Atenciosamente,
>>
>> --
>> Antonio M. Moreiras
>> moreiras at nic.br
>> http://www.ceptro.br
>>
>> --
>> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>>
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> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
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Raul Libório
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