[GTER] Ainda problemas com a telefonica
Juliano Primavesi - Cyberweb Networks
juliano at cyberweb.com.br
Wed Jun 3 14:52:24 -03 2009
Existe um grande problema na "nossa área"... Um problema que gera
problemas em cadeia, ou nao necessariamente isso.
A fibra que rompeu em Honduras, pode ter ou nao a ver com o problema de
TCP, mas como o pessoal que responde às dúvidas dos clientes nao entende
muito nem tem acesso a todas as informações, acaba mascarando o problema
de TCP, pois alguem disse: "fala isso, pois pode ter relação". Quando na
realidade acabam por encobrir um seugndo problema que pode nao ser
relacionado.
Cabe treinar melhor o atendimento/suporte para conseguir separar a soja
do trigo e identificar que um problema gera X efeitos e o outro problema
gera Y efeitos. Infelizmente como são primos, eles dizem que XY = YX,
entao uma semana depois algum tecnico resolve desfazer o que causou Y, e
Y é resolvido sem que tenha sido relacionado com X... fora os clientes
com problema Z, que ja chegam achando que é causado por X e bagunçam
ainda mais a cabeça de quem for registrar o chamado na operadora...
Enfim, COMPLICADO!
Juliano
Antonio Carlos Pina escreveu:
> Humberto,
>
> A Telefonica contou essa historia para todo mundo que abriu chamado. As
> minhas dúvidas sobre o assunto na verdade são:
>
> a) Por que o cabo ótico que liga o Peru à América do Norte via Honduras
> afetou o Brasil ?
> b) Por que o tráfego PING e TRACEROUTE não foi afetado junto com TCP ?
>
> Sinceramente não sei se essa questão do cabo explica o problema. Penso que a
> história é maior que isso.
>
> Abs
>
>
> 2009/6/3 Humberto Sartini <humberto at hss.blog.br>
>
>
>> Pessoal,
>>
>> Isso é reflexo do terremoto que teve em Honduras em 29/05/09. O cabo
>> submarino rompeu e o trabalho para recuperar não deve ser fácil.
>>
>> http://www.telecompaper.com/news/SendArticle.aspx?u=False
>>
>> --
>> [ ]'s
>> Humberto Sartini
>> Certificado LPIC-1
>> http://www.hss.blog.br
>> PGP KEY ID 0xB32E5C8D
>>
>> 2009/6/3 Mike Tesliuk <mike at braslink.com>
>>
>>
>>> Foi informado aqui na lista uma informação referente a um problema com
>>> rompimento de fibra, um de nossos usuários disse que a telefonica
>>> passou hoje a mesma informação para ele informando que a estrutura de
>>> backup está sobrecarregada.
>>>
>>> 2009/6/2 Victor Benincasa <vbenincasa.listas at gmail.com>:
>>>
>>>> Mike e colegas de lista,
>>>>
>>>> Também estamos com o mesmo problema. Temos servidores na ThePlanet
>>>> (Texas-EUA), e há cerca de 5 dias alguns clientes nossos que utilizam
>>>>
>>> links
>>>
>>>> da Telefônica (em especial o Speedy) estão relatando problemas no
>>>> recebimento de e-mails (timeout).
>>>>
>>>> Ping (pacotes ICMP) trafegam sem problema, já pacotes TCP tem tido uma
>>>> taxa de perda média de 50%!
>>>>
>>>> Alguém tem alguma luz ou contato com pessoal técnico da Telefonica?
>>>>
>>>> --
>>>> Victor Benincasa
>>>> http://netbit.com.br
>>>>
>>>>
>>>> ----- Original Message ----- From: "Mike Tesliuk" <mike at braslink.com>
>>>> To: "Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes"
>>>> <gter at eng.registro.br>
>>>> Sent: Tuesday, June 02, 2009 2:53 PM
>>>> Subject: [GTER] Ainda problemas com a telefonica
>>>>
>>>>
>>>> Olá Amigos,
>>>>
>>>> Eu queria saber se alguém está tendo problemas com a telefonica ainda
>>>> (estamos a uma semana ja) ?
>>>>
>>>> Temos nossa rede em miami ( 204.16.0.0/22 ) e usuários / provedores
>>>> que utilizam a estrutura da telefonica não estão chegando até nossos
>>>> servidores (com qualidade), nós mesmos temos uma lp da telefonica e
>>>> tive que trocar para uma conexão da net para podermos trabalhar
>>>> enquanto este problema não se resolve, basicamente eu tenho ping ok
>>>> através da telefonica, a rota pelo que me parece eu passo por dentro
>>>> da estrutura de adsl da telefonica, abaixo coloco um exemplo da minha
>>>> rota.
>>>>
>>>> traceroute to 204.16.0.1 (204.16.0.1), 30 hops max, 40 byte packets
>>>> 1 gw-spo-lins-tel (189.109.27.1) 0.881 ms 0.834 ms 0.766 ms
>>>> 2 189-109-5-185.customer.tdatabrasil.net.br (189.109.5.185) 2.096
>>>> ms 2.021 ms 2.016 ms
>>>> 3 * * *
>>>> 4 201-0-3-65.dsl.telesp.net.br (201.0.3.65) 2.462 ms 2.663 ms
>>>>
>> 2.532
>>
>>> ms
>>>
>>>> 5 201-63-253-142.customer.tdatabrasil.net.br (201.63.253.142) 2.810
>>>> ms 2.729 ms 201-63-253-146.customer.tdatabrasil.net.br
>>>> (201.63.253.146) 2.754 ms
>>>> 6 Xe3-1-0-0-grtsanem2.red.telefonica-wholesale.net.10.16.84.in-add
>>>> (84.16.10.17) 4.943 ms 4.008 ms
>>>> Xe7-2-0-0-grtsanem2.red.telefonica-wholesale.net (84.16.10.233) 4.138
>>>> ms
>>>> 7 Xe8-1-0-0-grtmiabr6.red.telefonica-wholesale.net (84.16.15.22)
>>>> 117.589 ms 117.636 ms 117.604 ms
>>>> 8 Xe11-0-0-0-grtwaseq4.red.telefonica-wholesale.net (213.140.36.229)
>>>> 162.865 ms Xe0-0-0-0-grtwaseq4.red.telefonica-wholesale.net
>>>> (213.140.36.153) 152.998 ms
>>>> Xe11-0-0-0-grtwaseq4.red.telefonica-wholesale.net (213.140.36.229)
>>>> 162.824 ms
>>>> 9 Pccwbtn-0-3-0-0-grtwaseq4.red.telefonica-wholesale.net
>>>> (213.140.53.22) 315.858 ms 199.672 ms 252.659 ms
>>>> 10 braslink.fe3-4.br01.mia02.pccwbtn.net (63.218.113.62) 183.716 ms
>>>>
>> *
>>
>>> *
>>>
>>>> Meus clientes estão tendo dificuldades para utilizar serviços de email
>>>> e ftp, sites, eles tentam acessar fica carregando, quando tentam
>>>> novamente eles conseguem ( ou não )
>>>>
>>>> Agradeço informações.
>>>> --
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