[GTER] Spam

Victor Benincasa vbenincasa.listas at gmail.com
Tue Jul 21 18:01:07 -03 2009

Há diversas formas, nenhuma totalmente efetiva. O melhor filtro anti-spam
que
já vi até hoje é o do Gmail, porém, é um filtro colaborativo. A cada pessoa
que
marca uma mensagem como SPAM, maior a probabilidade da mesma mensagem
ir direto para a pasta de SPAM dos demais usuários.

Como nem todos dispõem de um filtro desses e milhares de usuários para
torná-lo
eficiente, a saída é apelar para soluções criativas e *bem configuradas*.

O próprio SpamAssassin ajuda bastante, e alguns filtros personalizados nele
fazem
a diferença! Atualize também as regras regularmente com o sa-update.

Há outras soluções eficientes como uso de RBLs, SPF / DKIM, Nolisting [1] /
Graylisting [2], Callback Verification [3], etc.

[1] http://nolisting.org/
[2] http://en.wikipedia.org/wiki/Greylisting
[3] http://en.wikipedia.org/wiki/Callback_verification

Lembrando que, quanto mais filtros, maior a probabilidade de falsos
positivos,
principalmente se o servidor do remetente não estiver corretamente
configurado
e não for complacente às RFCs.

Boa sorte na guerra contra os SPAMs. Infelizmente é uma briga de gato e
rato,
mas antes receber um e-mail com spam do que uma carta com Anthrax! rsrs

--
Victor Benincasa
http://netbit.com.br