[GTER] Telebrás e um Projeto mais Nacional

GIULIANO (UOL) giulianocm at uol.com.br
Tue Jul 21 09:39:48 -03 2009

Danto,

Calma. Foi so uma discussao. Nao precisa ficar com os animos elevados a
flor da pele (e a impressao que da no seu e-mail).

O projeto NLR e financiado pela NSF (nsf.gov) com dinheiro grosso do
governo americano. Ja investiram mais de 5 Bilhoes de dolares desde o
lancamento. Ou vc acha que os fabricantes e as operadoras que estao
participando do projeto ... estao fazendo tudo de graca ? La ... o
investimento privado das academias e regional. O grosso do governo
garante a infra nacional.

E logico que la e mais facil, pois os fabricantes de equipamentos e
fibras estao todos la dentro ou la perto.

O que eu nao me conformo aqui no Brasil e essa restricao ridicula do uso
de fibra optica.

Pra que algumas agencias do governo, por exemplo, tenham acesso a fibra
apagada ... tem que pedir pelo amor de deus e bencao pras operadoras
privadas. Ou pagar milhoes e milhoes por mes. Ou ainda ... nao consegue
comprar de jeito nenhum ... nem lambda ... nem fibra apagada.

Isso, vc me desculpe, esta MUITO errado.

Concordo que o governo errou e ainda erra na questao de concessoes. Mas
uma infra de fibra nacional, totalmente disponivel e a favor de um
projeto nacional, poderia e muito ajudar. O modelo em que isso sera
implantado eu nao sei ao certo, poderia ate ser algo como:

- O governo e a iniciativa privada passam a fibra e investem juntos nos
equipamentos de multiplexacao optica (temos uma empresa 100% nacional
pra fazer isso).

- A iniciativa privada cuida da fibra e usa 7 lambdas de 10 (um
exemplo). O governo teria direito de usar 3 lambdas de 10 com a mesma
SLA garantida da empresa privada ...

Mas que nao podemos ficar somente nas maos das operadoras, isso nos nao
podemos.

Att,

Giuliano

--