[GTER] Telebrás e um Projeto mais Nacional

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Mon Jul 20 23:34:40 -03 2009

On Mon, 20 Jul 2009, GIULIANO (UOL) wrote:

> Supondo um "mundo ideal" ... ou um projeto muito bem feito .... onde a
> Telebras nao fosse um cabide de empregos, mas sim uma empresa estatal
> eficiente com capacidade tecnica, comercial e administrativa para implantar
> uma malha optica, de stelites e de radios, renovada pelo pais inteiro, pelos
> interiores e pelos estados que mais necessitam.
>
> Ela nao seria nenhum pouco util ?

porisso que esse mundo é ideal, ele não existe. a experiência real mostra
que tudo começa pelos mais lindos motivos e termina no bom e velho cabidão
e a tal malha acaba não sendo implantada. vamos deixar de ter ilusões
vendidas pelo esquerdismo fajuto e por nacionalistas de meia tijela.

> Uma malha optica nacional, coordenada em conjunto pelo governo federal e pelo
> expertise da RNP e de projetos como o PTT Metro por exemplo.

a expertise da RNP (e falo com muito conhecimento de causa) é restrita a
um segmento muito especial. além de tudo ela não trata da implantação de
infra-estrutura, exceto em uns poucos enlaces wireless de última milha.

> Sera que nao daria certo ?

não. a história mostra que não.

> Nao sei da relacao entre Telebras e Eletronet, mas bem la no fundo parece ter
> um pouco de sentido o governo ter intersse em investir numa empresa que
> consiga por exemplo montar e manter uma infra-estrutura de engenharia capaz
> de viabilizar enlaces de fibra, de radio ou de stelite por todo o pais, e que
> pudessem vir a ser vendidos ... num modelo mais economico, incentivando
> projetos locais e regionais e melhorando toda a infra de internet nacional.

quanto a modelos que podem ser vendidos, deixe-os para as operadoras
atuais e às que devem vir, elas ocupam os nichos com muito mais
competência do que o governo, graças à sua sanha por lucros. e o governo
vai na cola via impostos.

> Algo similar ao projeto:
>
> http://www.nlr.net/

Owned by the U.S. research and education community, NLR is the innovation
platform for a wide range of academic disciplines and public-private
partnerships.

"U.S. research and education community" é predominantemente iniciativa
privada! a comparação não procede.

acorda, cara! antes de criar qualquer estatal, temos que desprivatizar o
estado!

Diga NÃO ao cabidão!