[GTER] Telebrás

Marcus Andree marcusandree at gmail.com
Mon Jul 20 10:34:39 -03 2009

Me recordo do periodo que a Embretel foi vendida. Acompanhei um pouco
o processo, ate mesmo porque me era de interesse, ja que prestava consultoria
para as operadoras que constituem a Claro.

O "problema" dos canais para uso militar nao era com relacao a informacoes
sigilosas, mas dizia respeito `a possibilidade da nacao perder controle da chave
liga/desliga: em uma situacao de emergencia, ninguem poderia garantir que
a compradora da Embratel mantivesse os canais funcionando.

Resolveram isso, me parece, com o acrescimo de clausulas contratuais.
Nao sei o real valor dessas clausulas na pratica, mas elas existem, tambem,
no contrato de utilizacao de Itaipu: em caso de "instabilidade" em um pais, o
outro "assume" a usina, mantendo o fornecimento de energia eletrica.

Enfim, coisas de terceiro mundo...

<snip>