[GTER] Telebrás

Patrick Tracanelli eksffa at freebsdbrasil.com.br
Mon Jul 20 10:15:28 -03 2009

Leomar Viegas Junior escreveu:
> Será que é pelo fato dos Militares estarem descontentes por conta das
> comunicações secretas que passam pelo StarOne, logo EMBRATEL, o que
> significa que os dados secretos do BR estariam nas mãos de uma empresa
> estrangeira (Embratel é do dono da Telmex) o que poderia comprometer a
> segurança dos segredos de Estado?
>
> Pelo o que eu andei lendo/ouvindo ao reativarem a Telebrás haveria outro
> satélite para que os dados do BR deixassem de utilizar o StarOne e assim
> tranquilizariam os militares.

Nessa questão acredito que a segurança da informação transmitida na
"banda X" está longe de ser o ponto de ameaça a soberania. É mais uma
questão financeira. O Brasil usou o 'Golden Share' na época da
privatização pra poder usar o satélite Brasilsat B1/B2 sem custos. Mas
com o C1 da EBT está menos simples pro ministério das telecomunicações
já que o brasil sei la como, perdeu o Golden Share e desde ano passado a
Telmex quer cobrar 12 milhões por ano do país pra Banda-X. Acho que a
ameaça maior é ter que pagar essa conta hehe. Só que a conta de por um
em órbita pra 'fins militares' e acabar sendo usado pra transmitir TV
Senado é muito maior. Só o lançamento não sai por menos de 100 milhões.
O interesse lógico é político. Só que o satélite SSR-1 do INPE nunca
entrou em órbita, certo? E teoricamente o INPE tem custos similares
comprando imagens de outros. Lembro do alvoroço político sobre o
"satélite com tecnologia 100% nacional" só que pelo que me consta nunca
foi lançado. Talvez seja hora de justificar a $$$ que a agência espacial
brasileira destina a isso hehehe ou seja só um momento eleitoreiro bom
pra ressucitar a TELB4.

--
Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.