[GTER] MSTP x OSPF na LAN

Edson Moura emoura10 at yahoo.com.br
Wed Jul 15 09:20:36 -03 2009

Rubens,

Era neste ponto que queria chegar.

"maior versatilidade e estabilidade"

Na experiência de vocês quando se quer alcançar redundância, rápida convergência e com estabilidade, qual dos protocolos
adotar?

- L2 --> STP este eu descartaria por que mantém um dos uplinks em blocking
- MSTP --> para distribuir o tráfegos de Vlans
- VRRP --> redudância de gateway
- L3 estático ou OSPF

A pergunta é pertinente, porque dependendo do fabricante, temos um histórico de problemas usando-se
estes protocolos de camada 2 na LAN.

atenciosamente,

Edson