[GTER] Problemas com e-mail

GIULIANO (UOL) giulianocm at uol.com.br
Thu Feb 26 10:17:45 -03 2009


Marcio,

No momento do problema se tentarmos um telnet na porta 25 do servidor 
... a conexao NAO e estabelecida.

Mas o engracado e que a conexao nao aparece nos logs do servidor.

Parece que foi bloqueada antes de chegar no servidor.

Porem, nas listas das conexoes POP ao servico ... na porta 110 ... as 
conexoes aparecem normalmente.

telnet servidor 25 - nao conecta

telnet servidor 110 - conecta normal


Com relacao a outros servidores SMTP na porta 25, conectamos e enviamos 
e-mails sem problemas no momento da pane.

Ou seja ... o problema nao esta no firewall de saida.

Att,

Giuliano


> Giuliano,
> 
> No momento do problema o servidor aceita telnet na porta 25 de 
> localhost? Com o resultado obtido disso você mata suas dúvidas em 
> relação a conectividade.
> 
> Acho que vale a pena também no ato do problema, fazer um netstat e 
> analisar quem está pendurado (se estiver) no SMTP. Assim você identifica 
> se o problema é meramente uma configuração quanto à quantidade de 
> conexões ao servidor de correio.
> 
> []s
> Marcio Fernandes
> 
>> Pessoal,
>>
>> Bom dia,
>>
>> Temos um cliente com uma topologia bastante simples:
>>
>> - Firewall de borda ligado a 3x Switches de 24 portas
>> - Link Embratel de 2 Mbps
>> - IPs de Ligacao com Embratel /30
>> - Range de IPs publicos externos
>> - 65 micros
>> - Muitos e-mails enviados e recebidos o dia todo
>>
>> Esse cliente rodava numa configuracao bastante simples:
>>
>> - Firewall de borda fazendo NAT dos IPs da rede interna: 192.168.10.0/24.
>>
>> - O NAT era feito com um unico IP ... o proprio IP de ligacao da 
>> Embratel (/30) na interface de saida do firewall.
>>
>> Ha 2 semanas atras, o provedor de servicos de e-mail desse cliente, 
>> mudou toda a sua infra-estrutura da THE PLANET (nos EUA) para o 
>> DATACENTER da LOCAWEB numa infra de cloud computing.
>>
>> Nessas 2 semanas esse cliente tem tido problemas com o envio de 
>> e-mails via SMTP. O POP parece funcionar normalmente.
>>
>> Ja chegamos as entradas de DNS e elas estao OK quanto ao reverso e 
>> tambem quanto a configuracao do MX.
>>
>> O que estamos verificando nesses dias em que estamos monitorando o 
>> link, e que o servidor SMTP simplesmente para de aceitar as conexoes 
>> na porta 25.
>>
>> Olhando no painel de controle de e-mails do servidor, verificamos que 
>> ele nao recebe as conexoes na porta 25. Os e-mails do cliente ficam 
>> parados na caixa de saida de cada micro em cada OUTLOOK do cliente.
>>
>> O que poderia vir a ser esse problema ?  Nos ja tentamos mudar o IP de 
>> saida do cliente para um dos IPs do bloco fornecido pela Embratel ... 
>> mas o sistema funcionou por apenas 1 dia e depois parou novamente.
>>
>> Alguem poderia me dar alguma ajuda com esse problema ?  Por onde 
>> comecar ? Poderia ser a EMBRATEL o problema ? A LOCAWEB ?
>>
>> Tentamos outras conexoes com outros servidores SMTP e elas vao 
>> normalmente.
>>
>> Deveriamos solicitar pra LOCAWEB ... a monitoracao das conexoes de 
>> entrada do firewall deles ? Alguem ja passou por isso ?
>>
>> Fico no aguardo,
>>
>> Obrigado,
>>
>> Giuliano
>>
>>
>> -- 
>> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>>
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