[GTER] Problemas com e-mail
Marcio Fernandes
mfernandes at infolink.com.br
Thu Feb 26 10:03:20 -03 2009
Giuliano,
No momento do problema o servidor aceita telnet na porta 25 de
localhost? Com o resultado obtido disso você mata suas dúvidas em
relação a conectividade.
Acho que vale a pena também no ato do problema, fazer um netstat e
analisar quem está pendurado (se estiver) no SMTP. Assim você identifica
se o problema é meramente uma configuração quanto à quantidade de
conexões ao servidor de correio.
[]s
Marcio Fernandes
> Pessoal,
>
> Bom dia,
>
> Temos um cliente com uma topologia bastante simples:
>
> - Firewall de borda ligado a 3x Switches de 24 portas
> - Link Embratel de 2 Mbps
> - IPs de Ligacao com Embratel /30
> - Range de IPs publicos externos
> - 65 micros
> - Muitos e-mails enviados e recebidos o dia todo
>
> Esse cliente rodava numa configuracao bastante simples:
>
> - Firewall de borda fazendo NAT dos IPs da rede interna: 192.168.10.0/24.
>
> - O NAT era feito com um unico IP ... o proprio IP de ligacao da
> Embratel (/30) na interface de saida do firewall.
>
> Ha 2 semanas atras, o provedor de servicos de e-mail desse cliente,
> mudou toda a sua infra-estrutura da THE PLANET (nos EUA) para o
> DATACENTER da LOCAWEB numa infra de cloud computing.
>
> Nessas 2 semanas esse cliente tem tido problemas com o envio de e-mails
> via SMTP. O POP parece funcionar normalmente.
>
> Ja chegamos as entradas de DNS e elas estao OK quanto ao reverso e
> tambem quanto a configuracao do MX.
>
> O que estamos verificando nesses dias em que estamos monitorando o link,
> e que o servidor SMTP simplesmente para de aceitar as conexoes na porta 25.
>
> Olhando no painel de controle de e-mails do servidor, verificamos que
> ele nao recebe as conexoes na porta 25. Os e-mails do cliente ficam
> parados na caixa de saida de cada micro em cada OUTLOOK do cliente.
>
> O que poderia vir a ser esse problema ? Nos ja tentamos mudar o IP de
> saida do cliente para um dos IPs do bloco fornecido pela Embratel ...
> mas o sistema funcionou por apenas 1 dia e depois parou novamente.
>
> Alguem poderia me dar alguma ajuda com esse problema ? Por onde comecar
> ? Poderia ser a EMBRATEL o problema ? A LOCAWEB ?
>
> Tentamos outras conexoes com outros servidores SMTP e elas vao normalmente.
>
> Deveriamos solicitar pra LOCAWEB ... a monitoracao das conexoes de
> entrada do firewall deles ? Alguem ja passou por isso ?
>
> Fico no aguardo,
>
> Obrigado,
>
> Giuliano
>
>
> --
> gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>
--
Cordialmente,
Marcio Fernandes
InfoLink - Hospedagem UNIX
mfernandes at infolink.com.br
http://dominio.infolink.com.br
More information about the gter
mailing list