[GTER] Problemas com e-mail

Diego Silva - EHD diego at ehd.com.br
Thu Feb 26 09:57:21 -03 2009


Giuliano,

Como nosso outro amigo havia dito, verifique a configuração do Servidor 
de E-mails bem como o Firewall.

Temos clientes que utilizam muito SMTP e em primeiro instante estavam 
sendo bloqueados pelo Rate Limit. Alteramos a configuração e tudo ficou 
normal, se você tem acesso ao Servidor veja isso, ou de repente insira o 
IP da Rede em uma Lista Branca.

Boa Sorte.

Abraços,
Diego Silva

GIULIANO (UOL) escreveu:
> Pessoal,
>
> Bom dia,
>
> Temos um cliente com uma topologia bastante simples:
>
> - Firewall de borda ligado a 3x Switches de 24 portas
> - Link Embratel de 2 Mbps
> - IPs de Ligacao com Embratel /30
> - Range de IPs publicos externos
> - 65 micros
> - Muitos e-mails enviados e recebidos o dia todo
>
> Esse cliente rodava numa configuracao bastante simples:
>
> - Firewall de borda fazendo NAT dos IPs da rede interna: 192.168.10.0/24.
>
> - O NAT era feito com um unico IP ... o proprio IP de ligacao da 
> Embratel (/30) na interface de saida do firewall.
>
> Ha 2 semanas atras, o provedor de servicos de e-mail desse cliente, 
> mudou toda a sua infra-estrutura da THE PLANET (nos EUA) para o 
> DATACENTER da LOCAWEB numa infra de cloud computing.
>
> Nessas 2 semanas esse cliente tem tido problemas com o envio de 
> e-mails via SMTP. O POP parece funcionar normalmente.
>
> Ja chegamos as entradas de DNS e elas estao OK quanto ao reverso e 
> tambem quanto a configuracao do MX.
>
> O que estamos verificando nesses dias em que estamos monitorando o 
> link, e que o servidor SMTP simplesmente para de aceitar as conexoes 
> na porta 25.
>
> Olhando no painel de controle de e-mails do servidor, verificamos que 
> ele nao recebe as conexoes na porta 25. Os e-mails do cliente ficam 
> parados na caixa de saida de cada micro em cada OUTLOOK do cliente.
>
> O que poderia vir a ser esse problema ?  Nos ja tentamos mudar o IP de 
> saida do cliente para um dos IPs do bloco fornecido pela Embratel ... 
> mas o sistema funcionou por apenas 1 dia e depois parou novamente.
>
> Alguem poderia me dar alguma ajuda com esse problema ?  Por onde 
> comecar ? Poderia ser a EMBRATEL o problema ? A LOCAWEB ?
>
> Tentamos outras conexoes com outros servidores SMTP e elas vao 
> normalmente.
>
> Deveriamos solicitar pra LOCAWEB ... a monitoracao das conexoes de 
> entrada do firewall deles ? Alguem ja passou por isso ?
>
> Fico no aguardo,
>
> Obrigado,
>
> Giuliano
>
>
> -- 
> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter



More information about the gter mailing list